Eleições 2026: Flávio Bolsonaro lidera na maioria das cidades do Sul de Minas, com exceção de Guaranésia
Veja o resultado do primeiro turno da eleição para Presidente da República nas principais cidades do Sul de Minas
As Eleições 2026 movimentaram Guaxupé e os municípios do Sul de Minas neste domingo, 4 de outubro.
Eleitores de toda a região foram às urnas para escolher presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Em Guaxupé, o resultado das urnas apresentou uma fotografia própria do eleitorado local, com diferenças em relação ao cenário estadual.
Na disputa pela Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado na cidade, com 49,15% dos votos válidos, segundo a apuração com 100% das urnas contabilizadas.
Já na disputa pelo Governo de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos) conquistou 52,05% dos votos válidos em Guaxupé, ficando na primeira colocação entre os candidatos ao Palácio Tiradentes.
Guaxupé teve quase 30 mil eleitores nas urnas.
De acordo com os dados da apuração, 29.506 eleitores compareceram às urnas em Guaxupé, o equivalente a 74,97% do eleitorado apto a votar no município.
O resultado mostra a importância do município no cenário político regional.
Guaxupé é um dos principais centros urbanos do entorno e exerce influência econômica e política sobre diversas cidades próximas.
A votação também chamou atenção pela definição dos nomes preferidos para o Senado.
Domingos Sávio (PL) foi o mais votado para senador em Guaxupé, com 25,22% dos votos válidos, seguido por Marília Campos (PT), com 18,36%.
Cleitinho vence em Minas Gerais
O resultado de Guaxupé acompanhou, em parte, a tendência observada em Minas Gerais na eleição para governador.
Cleitinho Azevedo foi eleito governador de Minas Gerais ainda no primeiro turno, com 55,40% dos votos válidos, encerrando a disputa pelo Governo do Estado sem necessidade de uma segunda votação.
Sul de Minas apresenta diferentes comportamentos eleitorais
A votação presidencial mostrou que o Sul de Minas não teve um comportamento eleitoral uniforme.
Veja algunas exemplos abaixo:
Guaxupé
Flávio: 49,15%
Lula: 42,32%
Guaranésia
Lula: 50,57%
Flávio: 41,21%
Muzambinho
Flávio: 54,26%
Lula: 38,58%
Juruaia
Flávio: 62,05%
Lula: 28,73%
Monte Belo
Flávio: 51,99%
Lula: 40,70%
Jacuí
Flávio: 66,69%
Lula: 23,74%
Monte Santo de Minas
Flávio: 54,89%
Lula: 36,93%
São Pedro da União
Flávio: 57,38%
Lula: 35,63%
Nova Resende
Flávio: 60,22%
Lula: 32,32%
Bom Jesus da Penha
Flávio: 59,17%
Lula: 31,42%
Conceição Aparecida
Flávio: 51,92%
Lula: 39,37%
Arceburgo
Flávio: 56,33%
Lula: 35,07%
São Sebastião do Paraíso
Flávio: 53,16%
Lula: 35,40%
Passos
Flávio: 51,36%
Lula: 38,86%
Alfenas
Flávio: 58,37%
Lula: 34,44%
Poços de Caldas
Flávio: 53,56%
Lula: 36,20%
Varginha
Flávio: 53,36%
Lula: 33,53%.
Cidades como Campo do Meio, Botelhos, Cordislândia, Serranos, entre algumas outras, assim como Guaranésia, optaram pelo candidato Lula, deixando Flávio em segundo lugar.
Participação e tranquilidade marcaram a votação
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o primeiro turno transcorreu de maneira tranquila no estado.
Minas Gerais registrou 77,18% de comparecimento às urnas e 22,82% de abstenção.
Ao todo, foram substituídas 156 urnas eletrônicas, número correspondente a apenas 0,3% do total utilizado no estado.
Para a Justiça Eleitoral, o resultado foi positivo e demonstrou a normalidade do processo de votação em Minas Gerais.
Agora, atenção volta-se para o segundo turno presidencial
Com a eleição para governador já definida em Minas Gerais, o foco dos eleitores mineiros volta-se agora para a disputa presidencial.
O segundo turno está marcado para 25 de outubro, quando os brasileiros voltarão às urnas para escolher o próximo presidente da República.
Em Minas Gerais, portanto, os eleitores terão novamente a oportunidade de decidir entre os dois candidatos que avançaram na disputa nacional: Fláivo Bolsonaro X Lula.
Em Guaxupé e nas demais cidades do Sul de Minas, o resultado do primeiro turno já começa a ser analisado por partidos, lideranças e grupos políticos.










