O propósito de todo ser pensante deveria ser o de ter uma vida significativa. Somos seres sociais, em constante transformação e construção, do nascimento à morte. O que estamos fazendo em nossa jornada? Para onde estamos indo? Quem fomos ontem? Quem somos hoje? Quem desejamos ser amanhã?
O que significa ter uma vida significativa?
Uma vida significativa é aquela que realmente vale a pena ser vivida. Para isso, é fundamental realizarmos três passos importantes: passar pelo processo de autoconhecimento, desenvolver o autoamor e cultivar a autoconfiança.
O primeiro passo é o autoconhecimento (conhecer a si mesmo), essencial para quem deseja ter amor-próprio e autoconfiança.
O segundo passo é o autoamor (amar a si mesmo), que só acontece quando nos conhecemos e se torna fundamental para desenvolver a autoconfiança.
E, por fim, o terceiro passo, que é a autoconfiança (confiar em si mesmo), só é possível para quem desenvolveu a habilidade de amar a si mesmo.
Quando desenvolvemos essas três habilidades, estamos mais capacitados para enfrentar o mundo real, sem nos deixar abalar pelas intempéries da vida.
Conhecer, amar e confiar em si mesmo são ações fundamentais para construir uma vida significativa, ou seja, uma vida que vale a pena ser vivida.