Justiça condena usina de Monte Belo a pagar indenização a funcionário por atrofia testicular

Homem atuou por quase 20 anos em usina de cana-de-açúcar e desenvolveu infertilidade após contato prolongado com defensivos agrícolas

4 Jun, 2025 - 13:26
Justiça condena usina de Monte Belo a pagar indenização a funcionário por atrofia testicular
Justiça condena usina de Monte Belo (MG) a pagar trabalhador com falência testicular por exposição a agrotóxicos (Foto: TRT-MG/Divulgação)

A Justiça do Trabalho de Alfenas-MG condenou uma usina de cana-de-açúcar, localizada em Monte Belo-MG, a pagar uma indenização de R$ 40 mil a um ex-funcionário diagnosticado com falência testicular e infertilidade.

O trabalhador, morador de Cabo Verde-MG, relatou que foi contratado pela empresa em maio de 2004 para atuar como operador de máquina agrícola.

Durante os quase 20 anos de trabalho, ele foi exposto diretamente a defensivos agrícolas, especialmente herbicidas, aplicados nos canaviais da empresa.

Segundo o processo, após 11 anos de atividade contínua com agrotóxicos, ele foi diagnosticado com falência testicular, condição que causou infertilidade e o obriga a fazer terapia de reposição hormonal regularmente. 

Apesar do quadro clínico, a mudança de função dentro da empresa só ocorreu dois anos após o diagnóstico, em 2017.

Na sentença, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) destacou fatores como o porte da empresa, a extensão do dano e o caráter pedagógico da penalidade.

"Observadas todas as circunstâncias evidenciadas pelo conjunto probatório [...], fixo o valor da indenização por danos morais em R$ 40 mil", disse o magistrado.

A decisão já transitou em julgado, ou seja, não pode ser mais contestada judicialmente.

(Com EPTV)