Tem início o 1º Festival de Turismo de Guaxupé -Turisfest

Evento apresenta 3 novas rotas turísticas e reforça potencial da cidade como destino turístico cultural e gastronômico

24 Set, 2025 - 13:53
Tem início o 1º Festival de Turismo de Guaxupé -Turisfest
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé/Divulgação

Teve início nesta quarta-feira, 24 de setembro, o 1º Festival de Turismo de Guaxupé - Turisfest, que acontece até o dia 27 de setembro.

O festival nasce para fortalecer o turismo local, unindo cultura, gastronomia, história e experiências únicas que consolidam Guaxupé como referência no setor.

A programação inclui rodada de negócios, mapeamento gastronômico e vitrine de artesanato, contando ainda com a presença da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão.

Outro grande destaque é a Carreta Gastronômica do Senac, unidade móvel equipada com tecnologia de ponta, que leva cursos, oficinas e qualificações gratuitas de culinária para diferentes cidades, promovendo capacitação prática e novas oportunidades de negócio no setor alimentício.

Durante a abertura, a Prefeitura apresentou oficialmente as três novas rotas turísticas da cidade, estruturadas e fortalecidas desde o início da atual gestão:

  • a Rota Turística Fazenda Santa Amélia Cafés - Café Experience: Da Lavoura à Xícara, representada por Antônio Carlos Magalhães do Valle, Rose Mary Giacon do Valle e João Paulo Magalhães do Valle;
  • a Rota do Patrimônio Histórico de Guaxupé, representada pela empresária Camila Acosta Pereira de Lima;
  • e a Rota Sucuri: Fazenda, Cerveja e Cachoeira, representada por Marcos Antônio Zerbini.

O prefeito Jarbas Corrêa Filho destacou o simbolismo do momento:

“Hoje celebramos um marco para Guaxupé: O 1º Festival de Turismo de Guaxupé - Turisfest. Serão reunidas as rotas da fé, da cachaça, do patrimônio histórico, do turismo rural e principalmente do café, para mostrar que Guaxupé é um destino rico em cultura, sabores e histórias. Esse evento nasce para colocar nossa cidade em sintonia com o Dia Mundial do Turismo, e falando em turismo, não há como a gente deixar de falar do Natal de Luz, que foi implantado em 2013. Nesse ano, o nosso Natal de Luz será feito com muito carinho, contamos com a presença do povo de Guaxupé e de toda a região.”

A diretora de Turismo, Cristiane de Souza, reforçou o papel coletivo na construção do setor:

“Hoje não celebramos apenas um festival, mas o fortalecimento de uma nova fase para o turismo em Guaxupé. Não existe turismo sem o trade turístico, sem os empresários, sem os empreendedores, sem os artesãos, sem os artistas e sem a comunidade. Queremos mostrar que o turismo de Guaxupé pode - e deve - ser um dos pilares do desenvolvimento de Guaxupé. ”

O Senac também marcou presença com a sua unidade móvel de panificação e confeitaria, apresentada pela supervisora pedagógica Luana de Lima Coelho:

“É com imensa alegria que o Senac Minas traz para o município de Guaxupé a sua unidade móvel de panificação e confeitaria como parte das ações do Festival Gastronômico de Guaxupé. Nossa carreta é uma das mais modernas do país, equipada com tecnologia de ponta para realização de cursos de confeitaria artística e panificação avançada, incluindo técnicas de fermentação natural e produção artesanal de pães. ”

No campo cultural, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Cassiano da Silva, falou sobre o olhar mais amplo do turismo:

“Quando falamos em turismo, não estamos falando apenas de visitantes, roteiros ou economia. Estamos falando de pertencimento, de cuidar da nossa história, de reconhecer o valor da nossa gente. ”

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Renato Carlos de Gouvêa, completou ressaltando o impacto econômico:

 “Este evento marca um novo capítulo para o desenvolvimento do nosso município, mostrando que o turismo é uma ferramenta estratégica para gerar renda, oportunidades e fortalecer nossa identidade local.”

O evento segue até o dia 27 de setembro, celebrando o turismo como caminho para desenvolvimento econômico, valorização cultural e fortalecimento da identidade de Guaxupé. Galeria de fotos