Pesquisa da Fecomércio MG mostra a força e crescimento do mercado Pet em Minas

Na véspera do Santo São Francisco de Assis, protetor dos animais, comemorado no dia 4 de outubro, o, o mercado pet em Minas Gerais mostra sua força, impulsionado pelo crescente papel dos animais de estimação como verdadeiros membros da família.
Em 2024, o setor no estado alcançou um faturamento expressivo de cerca de R$ 7,3 bilhões, o que representa aproximadamente 10% do faturamento nacional, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
O Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou uma pesquisa que traça um panorama dos pet shops em Minas Gerais, segmento fundamental para a gestão dos negócios locais.
O estudo aponta que a maioria dos pet shops em Minas Gerais (71,5%) opta por uma oferta completa, disponibilizando tanto produtos quanto serviços.
A procura dos clientes está fortemente concentrada nos animais mais tradicionais: 98,5% dos empresários indicam que a principal busca está relacionada a cães, e 91,0% a gatos.
Na visão da economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, essa tendência reflete uma mudança cultural.
"O aumento pela busca de companhia animal está transformando a relação entre humanos e pets. Com os animais de estimação se tornando membros da família, o investimento em seu bem-estar é prioridade. Vemos isso no aumento do gasto com alimentação, creche, passeadores (dog walkers) e saúde".
Os produtos mais buscados pelos clientes nos pet shops são os alimentícios, seguidos por acessórios e brinquedos.
Quase a totalidade (95,8%) dos pet shops que vendem apenas produtos disponibiliza itens alimentícios para venda.
No quesito serviços, o banho e tosa lidera disparado entre os serviços mais procurados.
Para os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com serviços, o banho e tosa é ofertado por 71,9% deles e é visto com procura alta ou regular por 71,9% dos clientes desse grupo, na opinião dos entrevistados.
Veterinária e Saúde
50,4% dos pet shops em Minas Gerais contam com atendimento veterinário.
Desses, uma parcela menor, de 23,6%, atende a todos os animais.
Apenas 11,9% dos pet shops indicaram oferecer algum tipo de plano de saúde para pets, com o Petlove e Plamev sendo os mais citados.
As vendas on-line avançam, mas o canal presencial ainda domina.
30,4% dos pet shops realizam vendas pela internet.
Dentre os canais digitais, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada (66,3%), à frente das redes sociais (42,6%).
Gasto Médio
Quase metade dos pet shops e afins (42,1%) estima que o gasto médio por cliente fique entre R$ 50 e R$ 100.
"Ainda que o mercado seja sólido, há margem para aprimoramento, especialmente na área de saúde e digital. Oferecer planos de saúde e ampliar a presença online, hoje limitada para a maioria, são caminhos claros para o crescimento, seguindo as novas demandas dos tutores", conclui Gabriela Martins.
Porte e Tempo de Atuação
A pesquisa da Fecomércio MG revela que a grande maioria dos pet shops são micro e pequenas empresas, com 78,1% tendo até 9 funcionários.
A atuação das empresas no mercado é majoritariamente de médio a longo prazo, sendo a faixa de 6 a 10 anos a mais representativa (38,4%).
Venda de Animais
Uma grande maioria (89,5%) dos pet shops não realiza vendas de animais.
Apenas 7,3% disponibilizam animais para venda, enquanto 10,6% oferecem para adoção.