Guaxupé e mais 234 cidades de Minas Gerais entram em alerta para baixa umidade do ar nesta segunda-feira
Com o ar seco, aumentam os riscos de desidratação, ressecamento da pele e mucosas, além do agravamento de crises respiratórias como asma e bronquite
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de baixa umidade relativa do ar válido até as 19h desta segunda-feira, 24 de agosto, atingindo Guaxupé e outros 234 municípios mineiros.
A previsão indica que a umidade pode despencar para índices entre 30% e 20% — valores criticamente abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As regiões mais afetadas concentram-se no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, mas o tempo seco acende o sinal de alerta também no Sul do estado.
Com o ar seco, aumentam os riscos de desidratação, ressecamento da pele e mucosas, além do agravamento de crises respiratórias como asma e bronquite.
Principais recomendações para enfrentar o tempo seco
- Hidratação: Beba água constantemente ao longo do dia e opte por refeições leves, como frutas e saladas, evitando alimentos gordurosos.
- Umidificação de ambientes: Utilizar aparelhos umidificadores ou deixar bacias com água nos cômodos ajuda a amenizar o impacto do ar seco.
- Atividades físicas: Evite exercícios ao ar livre e exposição direta ao sol entre 10h e 17h, período de calor mais intenso.
- Cuidados com a pele: Evite banhos excessivamente quentes e faça o uso de hidratantes corporais.
Caso ocorra um agravamento relevante dos sintomas respiratórios, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.
Sul de Minas
Cidades como Guaxupé, Guaranésia, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Cássia, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, entre outras do Sul de Minas, estão em alerta para o tempo seco.










