Alerta em Minas: última semana para beneficiários do CadÚnico solicitarem troca gratuita de antena parabólica; prazo termina em 30/06
Cerca de 140 mil de famílias no estado ainda não se cadastraram e podem ficar sem o canal da TV se não substituírem o equipamento

Se você tem uma parabólica “antiga” em casa, saiba que é preciso se apressar, caso queira continuar assistindo à programação dos canais abertos de TV.
Termina na próxima segunda-feira, 30, às 20h, o prazo para solicitação da troca da antena antiga pelo kit com o equipamento digital.
Em Minas Gerais, cerca de 140 mil famílias ainda podem solicitar o serviço.
A boa notícia é que a atualização pode ser totalmente gratuita. Beneficiários do CadÚnico — ou seja, quem participa de programas sociais como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Auxílio Gás, entre outros — e que têm uma parabólica tradicional instalada e funcionando devem entrar em contato com a Siga Antenado para verificar se têm direito à substituição gratuita pela nova parabólica digital.
A Siga Antenado é uma entidade sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das novas parabólicas digitais.
Desde o início do projeto, mais de 5 milhões de famílias já foram beneficiadas em todo o país.
Vantagens
Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios.
A nova tecnologia transmite imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e som mais nítido, sem interferências.
A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão.
Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar até 140 canais, entre regionais e nacionais.
Confira o passo a passo para saber se você tem direito:
1º passo: Acesse o site sigaantenado.com.br ou ligue para o número 0800 729 2404, que também recebe mensagens de texto pelo WhatsApp.
2º passo: Informe seu número de CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se você faz parte de algum programa social do Governo Federal (como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, entre outros), poderá continuar preenchendo o formulário.
3º passo: Responda às próximas perguntas do formulário e prossiga com o agendamento. Se você atender aos critérios obrigatórios — estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando — será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até sua casa.
Todo o processo, desde o agendamento até a instalação, é gratuito para os beneficiários.