Acontece neste sábado, 10, o Dia D de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, neste sábado, 10, o Dia D de vacinação contra a gripe.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao imunizante, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Mais de 600 municípios mineiros já confirmaram participação, e a expectativa é que todas as 853 cidades entrem na mobilização.
"Estamos no período sazonal da gripe e a vacinação é fundamental para prevenir formas graves da doença. A mobilização envolve prefeituras, unidades de saúde e vacimóveis para facilitar o acesso da população", destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
Desde abril, a imunização foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, com meta de cobertura vacinal de 90%.
Neste ano, a vacina contra a gripe passou a integrar o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI), estando disponível durante todo o ano.
De acordo com o painel do Ministério da Saúde, até 7/5 foram aplicadas 1.659.685 doses da vacina contra a Influenza em Minas Gerais.
A população-alvo é de 5.673.527 pessoas.
A cobertura vacinal entre gestantes, crianças e idosos ainda está em 18,83%.
Monitoramento e assistência
A SES-MG mantém acompanhamento contínuo da situação epidemiológica das doenças respiratórias, com foco em crianças e demais grupos vulneráveis.
A atuação do Estado envolve ações de vigilância, assistência, vacinação e capacitação dos profissionais da saúde.
Desde o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, publicado em 2/5, diversas medidas têm sido adotadas para apoiar os municípios na adequação da capacidade de atendimento.
Uma das iniciativas foi a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), em 8/5, para coordenar as ações diante do aumento de casos no estado.
Internações e notificações
As SRAG podem ser causadas por vírus, bactérias ou agentes químicos, sendo a SRAG por Influenza provocada pelos vírus Influenza A ou B.
A notificação obrigatória se restringe aos casos sob investigação laboratorial para Influenza.
Até 6/5, foram registradas 27.408 internações por SRAG no sistema SUSFácilMG, e 7.487 casos foram notificados oficialmente à Vigilância Epidemiológica no sistema Sivep-Gripe, com 438 óbitos registrados em 2025.
A maior parte das internações ocorre em crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos.
Em 2024, foram contabilizadas 97.488 internações e, de janeiro a abril, 862 óbitos.
Os dados detalhados podem ser consultados no painel da SES-MG com filtros por período, localidade e perfil dos pacientes.
Em Guaxupé
Em Guaxupé, também está acontecendo o Dia D de vacinação contra a gripe nos seguintes locais:
- USB Saúde da Criança
- USF Parque dos Municípios II
- USF Vila Campanha
- USF Taboão
- USF Monte Verde.
O horário de vacinação é das 8h00 até às 17h00.
Já o Vacimóvel estará atualizando a vacinação na Feira Municipal, das 8h00 às 12h00, e das 13h00 às 16h30 no bairro Monte Verde.
Além disso, também haverá atualização da vacinação contra a febre amarela.