Emater-MG entrega notebooks a jovens rurais para fortalecer a gestão nas propriedades

Ação beneficia participantes do Programa Futuro no Campo, nas áreas de café e leite

29 Jul, 2025 - 10:18
Emater-MG entrega notebooks a jovens rurais para fortalecer a gestão nas propriedades
Fotos: Emater/Divulgação
Emater-MG entrega notebooks a jovens rurais para fortalecer a gestão nas propriedades

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou a entrega de notebooks a 121 jovens participantes do programa Futuro no Campo, em diversas regiões do estado.

O programa foi criado para incentivar a sucessão familiar no meio rural, com oferta de capacitação, assistência técnica e ferramentas de gestão.

Os beneficiados com os notebooks fazem parte dos projetos Jovens do Café e Jovens do Leite, duas frentes de trabalho do Futuro no Campo.

Os equipamentos entregues serão utilizados para a organização e controle das atividades nas propriedades, por meio de planilhas e sistemas de gestão específicos para as cadeias do leite e do café.

Além disso, os notebooks permitem o acesso a plataformas de ensino e a conteúdos técnicos, essenciais para que os jovens coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa.

Antes da entrega dos notebooks, os jovens passam por uma capacitação on-line, com carga horária de quatro horas e por treinamentos presenciais, com 16 horas de duração, em temas relacionados à cafeicultura e à bovinocultura de leite.

Os cursos foram elaborados por especialistas da Emater-MG e aplicados com apoio dos técnicos locais.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Luziane Dias de Oliveira, o fornecimento dos notebooks garante as condições para que os jovens possam empreender, aumentar a renda familiar e permanecer no meio rural com perspectivas de futuro.

“São jovens cujas famílias têm a atividade da cafeicultura ou da bovinocultura de leite já estabelecidas. Eles poderão fazer toda a gestão com as ferramentas e planilhas oferecidas pela Emater-MG, além do acompanhamento técnico”, explica.