Cooxupé é reconhecida na Lista Positiva por ações ambientais

Cooperativa cafeeira está configurada como uma empresa que possui Plano de Logística Reversa

23 Set, 2025 - 10:32
Cooxupé é reconhecida na Lista Positiva por ações ambientais
Imagem: Divulgação

A Cooxupé passou a integrar oficialmente a Lista Positiva de Minas Gerais como empresa aderente a um Plano de Logística Reversa válido para 2025.

A princípio, a publicação feita em julho pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG), reconhece organizações que cumprem rigorosamente a legislação ambiental.

Lista Positiva

Ademais, a cooperativa aparece na categoria “Embalagens em Geral”, representando fabricantes, comerciantes e distribuidores.

Por sua vez, o reconhecimento é resultado direto da atuação da Torrefação Cooxupé, que desde 2021 adota o selo eureciclo em todas as embalagens de café.

Além disso, o selo garante que as embalagens de café torrado e moído tenham logística reversa após o consumo, fortalecendo o ciclo sustentável da produção.

Logística reversa e legislação ambiental

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010), fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes compartilham a corresponsabilidade sobre a destinação correta das embalagens.

No entanto, a Cooxupé se antecipou e implementou práticas efetivas, recolhendo e destinando os pacotes pós-consumo de maneira sustentável.

Portanto, a cooperativa se alinha às exigências legais e se consolida como referência no setor.

Compromisso ESG da Cooxupé

De acordo com a própria cooperativa, já foram compensadas mais de 400 toneladas de embalagens de café desde o início da parceria com o eureciclo.

Todavia, o impacto positivo não se limita ao meio ambiente.

Segundo o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo, “a iniciativa fortalece cooperativas e centrais de triagem, enaltecendo o 6º princípio do cooperativismo, que é a cooperação entre cooperativas”.

Por fim, o dirigente destaca que o sistema promove desenvolvimento social e econômico, respeitando integralmente os pilares da sustentabilidade.

Transparência e legitimidade

Em suma, todo o processo de compensação validado por auditoria externa, garante maior transparência e legitimidade às ações da Cooxupé.

Além disso, reforça a consonância da cooperativa com a PNRS e com os princípios de governança ambiental, social e corporativa.