SinRural leva mulheres produtoras de Passos a evento regional
O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos-MG promoveu a participação de um grupo de produtoras locais no 11º “Mulheres do Café”, realizado no último dia 19 de setembro, em Areado-MG, na Fazenda Capoeira Coffe, da produtora Marisa Contreras.
O evento reuniu mais de 1mil produtoras rurais em um dia de campo voltado para a celebração da colheita, o fortalecimento do networking e o debate sobre comunicação, empreendedorismo, investimentos e mercado.
Pela primeira vez no evento, as produtoras de Passos puderam expor e comercializar seus produtos - como queijos, doces e iogurtes - em um ambiente repleto de empreendedoras e lideranças femininas de várias regiões de Minas Gerais e do Brasil.
Todas elas aprenderam a agregar valor aos produtos com cursos promovidos pelo Sistema Faemg Senar, que também contribuiu com o transporte para o evento.
Para o presidente do Sindicato, Elder Maia dos Reis, a participação no encontro representa um avanço importante na valorização e no reconhecimento da produção local.
“É nosso papel criar oportunidades para que nossos produtores ultrapassem as fronteiras do município e possam levar seus produtos a novos mercados. Temos produtoras altamente capacitadas, comprometidas com a qualidade e com o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destacou.
O evento
Idealizado por Marisa Contreras, o "Mulheres do Café" nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e fortalecer a presença feminina no agronegócio.
O que começou com apenas 15 mulheres em edições iniciais, tornou-se um dos maiores encontros do setor voltado exclusivamente para mulheres, consolidando-se como um espaço de troca, aprendizado e empoderamento.
“Sinto muita gratidão por tudo que já construímos durantes essas 11 edições. Hoje eu vejo que minha maior conquista não foram só meus cafés especiais, mas ter feito diferença na vida de outras mulheres produtoras, que hoje tem voz e visibilidade. Estamos realizando um sonho de estarmos juntas!” ressaltou Marisa.
A programação deste ano contou com nomes de destaque como o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó; o criador da rede Cheirin Bão, Wilton Bezerra; a influenciadora digital Kassiane Thayná; além dos presidentes da Syngenta, Cooxupé e Coopercitrus - André Sabino, Carlos Augusto e Fernando Degobbi, respectivamente.
Experiência
As produtoras de Passos viveram uma oportunidade inédita ao participarem do evento, levando seus produtos e estreitando laços com outras mulheres do agro.
A presença no “Mulheres do Café” trouxe não apenas aprendizado, mas também resultados práticos, como novos contatos e convites para futuros eventos.
“Foi um prazer ter recebido esse convite do sindicato para vir a esse evento com outras produtoras. É uma oportunidade única de mostrar o nosso trabalho e abrir mais portas pra nós, e seria impossível ter chegado até aqui sem o apoio do SinRural e do Senar. Por causa dessa vinda, nós já recebemos convites para estarmos presentes em outros eventos futuros”, contou a produtora Janaina Avelar.
“É a primeira vez que participo desse encontro das ‘Mulheres do Café’ e foi muito enriquecedor. A iniciativa do Sindicato e do Senar de nos ajudar a vir até aqui foi essencial para incentivar a nós, mulheres, continuarmos produzindo e fazer disso nossa profissão principal.” afirmou Lily Pimenta.
A participação das produtoras de Passos no “Mulheres do Café” mostrou a força da união feminina no campo e reforçou o compromisso do SinRural em apoiar iniciativas que geram oportunidades reais para os produtores da região.
Mais do que um evento, a experiência se transformou em inspiração e motivação para que essas mulheres sigam firmes, inovando, conquistando mercados e levando o nome de Passos para além das fronteiras locais.