Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Guaxupé e mais quatro cidades do sul de Minas têm casos suspeitos de varíola dos macacos

sexta-feira, 29 de julho de 2022
Guaxupé e mais quatro cidades do sul de Minas têm casos suspeitos de varíola dos macacos Exames de sangue podem identificar o vírus da varíola (Foto: Ahmad Ardity por Pixabay)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira, 29, que há sete casos suspeitos de varíola dos macacos no sul de Minas. 

Os casos da doença em investigação são nas cidades de:
  • Guaxupé (1)
  • Itajubá (1)
  • Poços de Caldas (1)
  • Pouso Alegre (3)
  • São Sebastião do Paraíso (1).
 
Nesta semana, casos suspeitos em Lavras, Três Corações e Varginha já foram descartados pela secretaria. 
 
Em Guaxupé, a prefeitura destacou que o paciente suspeito fez o exame, que foi coletado e enviado para a Funed. Ele está com sintomas leves e isolado, aguardando o resultado do exame. Segundo a prefeitura, o paciente é um homem na faixa dos 30 anos, que é viajante.

Em Minas Gerais
Minas Gerais tem, segundo a SES, 49 casos confirmados da doença. Todos eles, conforme a secretaria, são homens entre 22 e 55 anos.
 
A primeira morte pela doença no estado foi confirmada nesta sexta-feira. Foi também o primeiro óbito no Brasil pela doença, além da primeira morte fora do continente africano, onde a doença é endêmica.
 
Segundo a SES, a vítima é um homem que tinha 41 anos, estava em tratamento oncológico e era imunossuprimido. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. (Com EPTV)

Comente, compartilhe!