Guaxupé, quinta-feira, 9 de maio de 2024
Saúde

Em Guaxupé, a maior parte dos pacientes que ocupa leitos UTI Covid-19 na Santa Casa não recebeu o ciclo completo de vacinas ou não foi vacinado

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
Em Guaxupé, a maior parte dos pacientes que ocupa leitos UTI Covid-19 na Santa Casa não recebeu o ciclo completo de vacinas ou não foi vacinado Foto: Ascom / Prefeitura Guaxupé

De acordo com a responsável pelo setor de UTI, o perfil hoje chega a atingir 100% de pacientes idosos, com comorbidades, a maioria que recebeu imunização incompleta, com uma ou doses da vacina ou não vacinados

Na Santa Casa de Guaxupé, de acordo com o último boletim epidemiológico, nove pacientes ocupam leitos UTI Covid-19, cuja taxa de ocupação é de 90%. Em relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação atual é de 100%, ou seja, dez pacientes estão internados nessa ala. O mês de janeiro também ficou com a UTI praticamente lotada, porém com menos óbitos em relação ao ano passado devido à variante ômicron, que tem uma maior transmissão, porém baixa letalidade.
Segundo a responsável pelo setor de UTI da Santa Casa de 
Guaxupé, Tássia Carvalho, o perfil dos pacientes que estão hoje internados são em sua maioria pessoas que não completaram o ciclo de vacinação.
"O nosso perfil hoje chega a atingir 100% de pacientes idosos, com comorbidades, a maioria que recebeu imunização incompleta, com uma ou doses da vacina ou não vacinados, então o nosso perfil acaba sendo esse, tanto na UTI Covid, quanto na ala que é enfermaria Covid", disse a responsável pela UTI.
"A gente observa um cenário diferente do ano passado, que foram casos mais graves, eu acredito que provavelmente por causa da vacinação, o que não deixou de causar uma exaustão em todos os profissionais, pelo alto risco de transmissibilidade da ômicron, nós tivemos vários profissionais de saúde afastados, que sobrecarrregou o sistema, teve 100% de ocupações e diminuição no número de funcionários", disse ela.
"Faz dois anos que participo como plantonista da UTI Covid e eu tenho observado que o perfil foi totalmente diferente do que a gente recebe agora. A gente observa que a gravidade foi bem menor em relação aos últimos dois anos, eu atribuo isso à vacina, a gente teve aí no começo de dezembro, praticamente a UTI vazia, as enfermarias vazias também e no final de dezembro, onde teve o início das festas, a reunião familiar, a gente teve depois uma explosão de casos em janeiro, mas com a gravidade bem menor comparado ao ano anterior", completou.
 
Último boletim
De acordo com o último boletim epidemiológico, 79 novos casos positivos foram confirmados, enquanto 182 pacientes receberam alta médica. O total de casos confirmados de Covid-19 no município, desde o início da pandemia, é de 11.337, com 2.341 pessoas em isolamento e 164 óbitos.
Vale lembrar que a Santa Casa local não atende apenas a cidade de Guaxupé, mas vários municípios da região, o que sobrecarrega ainda mais a ocupação de leitos Covid-19, tanto de UTI quanto clínico, além dos profissionais responsáveis por essas alas. (Com EPTV)
 
 

Comente, compartilhe!