Guaxupé, sábado, 18 de maio de 2024
Geral

Quase 200 crianças e adolescentes esperam por transplantes de órgãos em Minas

quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Quase 200 crianças e adolescentes esperam por transplantes de órgãos em Minas Foto: Arquivo Pessoal

Doação representa esperança e perspectiva de futuro para famílias

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do início de janeiro até 21/9, 59 crianças e adolescentes de até 17 anos receberam transplantes em Minas. Considerando a lista de espera para essa faixa etária no estado, o número representa menos de um terço das cirurgias essenciais para salvar a vida dos 181 jovens que ainda aguardam por um órgão ou tecido.

As doações continuam abaixo do necessário para assegurar que meninas e meninos possam continuar vivos. De 2019 a 2022, foram realizados 282 transplantes nesse grupo de idades - uma média de 70 cirurgias por ano.

Nenhuma mãe pensa em perder seu filho na infância ou juventude. Decidir doar os órgãos de uma criança ou de um adolescente é poupar outras mães da experiência da dor da perda, enquanto essa dor é sentida. Tatiana, Valeska e Neide são mães que foram poupadas em razão dos gestos de outras que elas nunca chegaram a conhecer. Um coração e dois rins doados permitem que Maria Alice, 12 anos, Maria Eduarda, 15 anos, e Beatriz, 14 anos, tenham hoje uma vida normal.

Comente, compartilhe!