Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Geral

Após chuvas haverá declínio acentuado da temperatura em Minas, de acordo com o Inmet

segunda-feira, 16 de maio de 2022

A tendência é de queda acentuada de temperatura do ar em todas as regiões de Minas Gerais até o final da próxima semana, de 21 e 22 de maio

A passagem de uma frente fria pela Região Sudeste teve início com chuvas no sábado, 14, que se estenderá até terça-feira, 17. E, na retaguarda dessa frente fria, uma forte massa de ar Polar vai proporcionar declínio acentuado de temperatura do ar.
Há estimativas de grandes áreas favoráveis à formação de geadas nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata e até mesmo na Metropolitana. A tendência é de queda acentuada de temperatura do ar em todas as regiões de Minas Gerais até o final da próxima semana, de 21 e 22 de maio.

Geada
A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul, no período de 17 a 22 de maio. 
No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul.

Geada e Agricultura
Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos).
A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, muitas vezes, em severos prejuízos econômicos, principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente. (Inmet)

 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!