Guaxupé, quinta-feira, 28 de março de 2024
Geral

Cooxupé expande rede meteorológica

sexta-feira, 13 de maio de 2022
Cooxupé expande rede meteorológica Foto: Divulgação

Cooperativa estima obter um total de 110 estações meteorológicas instaladas até 2023

Há décadas a meteorologia tornou-se uma importante aliada para a lavoura do café. Longe de ser um luxo, as estações ou redes meteorológicas conseguem mapear o volume de chuvas, além de auxiliar no planejamento para a colheita e na prevenção de pragas e doenças.

Para colaborar com as mais de 17 mil famílias cooperadas, a Cooxupé conta, atualmente, com 15 estações meteorológicas. Os equipamentos estão instalados nos núcleos da região sul de Minas e no Cerrado Mineiro. Além deles, há 350 pluviômetros disponibilizados em propriedades dos 
cooperados.

Expansão da rede meteorológica até 2023
Todos os resultados que registramos são de suma importância para auxiliar o produtor nas tomadas de decisão em sua propriedade. Essas ferramentas são essenciais para entendermos sobre o comportamento do clima. Por isso, estamos expandindo a rede meteorológica da Cooxupé.

A previsão é que até 2023 tenhamos um total de 110 estações meteorológicas instaladas em toda a região onde a Cooxupé atua. É um número robusto, sabemos, mas que deve trazer enormes benefícios aos nossos cooperados.
Assim, mais e mais cafeicultores poderão contar com a análise detalhada para o planejamento operacional, que se traduz em mais assertividade no campo.

 
Maior segurança nas decisões
Essa expansão, ou refinamento, permitirá a análise detalhada dos dados meteorológicos, bem como o entendimento do seu impacto na produção e na produtividade dos cafeeiros.

Além disso, utilizaremos estes dados para alimentar modelos de predição de doenças como, por exemplo, ferrugem e phoma. Nesse sentido, a Cooxupé está desenvolvendo o trabalho em parceria com a Universidade Federal de Lavras.

Ao entender o impacto das condições meteorológicas no desenvolvimento do cafeeiro e na produção, o cafeicultor terá condições de ajustar o seu programa de tratamentos culturais, fitossanitários e financeiros diante da possibilidade de quebra ou de aumento na produção.

Por outro lado, o Programa de Predição de Doenças levará ao cooperado informações sobre a favorabilidade da ocorrência de phoma e ferrugem em função das condições meteorológicas.  Desta forma, o produtor será avisado, com 15 dias de antecedência, se haverá necessidade de realizar o controle das doenças citadas. 

Assim, com estas duas ferramentas, buscamos por sustentabilidade econômica e ambiental.
Lembramos que o Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé disponibiliza os dados reunidos pelas estações meteorológicas no Sismet, que fica disponível no site da cooperativa. (Eder Ribeiro - Coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé/Hub Do Café)

Comente, compartilhe!