Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Receita Federal destina 200 computadores para Instituições Públicas de Ensino do Sul de Minas

quarta-feira, 13 de abril de 2022
Receita Federal destina 200 computadores para Instituições Públicas de Ensino do Sul de Minas Computadores apreendidos pela Receita Federal e que serão doados para Instituições públicas no Sul de Minas (Foto: Delegacia da Receita Federal em Varginha/MG)

CEFET, IFSULDEMINAS, UFLA, UNIFAL E UNIFEI recebem 40 computadores com monitores

A Receita Federal destina 200 computadores para as instituições de ensino: Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET de Varginha; Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A entrega será realizada na quinta-feira, 14 de abril de 2022, às 10 horas, na sede da Receita, na Av. Rui Barbosa, nº10. 
 
Cada uma das instituições de ensino recebe 40 computadores com monitores para utilização em suas atividades finalísticas. O Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro ressalta a importância dessa destinação: "Estamos fornecendo equipamentos para que essas instituições públicas de ensino continuem desempenhando um papel de excelência na formação universitária e também nos projetos de pesquisa e extensão. Dessa forma, estamos economizando recursos públicos que seriam gastos na aquisição de computadores e que poderão ser aplicados em outras áreas em benefício da sociedade". 
 A destinação para órgãos públicos é permitida em ano eleitoral. Para isso, deve ser respeitado o prazo limite de três meses antes das eleições. Conforme descrito no Art. 73, alínea IV da Lei nº. 9504 de 1997, que estabelece as normas para as eleições. Estarão presentes os representantes das instituições de ensino: Diretor do Campus do CEFET Sr. André Rodrigues Monticeli; Reitor do IFSULDEMINAS Sr. Marcelo Bregagnoli; Vice-Reitor da UFLA Sr. Valter Carvalho de Andrade Júnior; Vice-Reitor da UNIFAL Sr. Alessandro Antônio Costa Pereira; Vice-Reitor da UNIFEI Sr. Antônio Carlos Ancelotti Junior.
 
Parcerias para Destinações Sustentáveis
 
O CEFET de Varginha, o IFSULDEMINAS, a UFLA, a UNIFAL e a UNIFEI atuam em parceria com a Receita Federal em projetos de destinação sustentável de mercadorias.  Atualmente, todas as universidades estão empenhadas no Projeto Além do Horizonte, que busca descaracterizar receptores de TV piratas (TVBOX). Na primeira etapa do projeto, foram descaracterizados 745 aparelhos que foram transformados em minicomputadores e doados para escolas públicas no Sul de Minas e em Uberlândia (parceria com a Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A UFLA e o IFSULDEMINAS atuam ainda na descaracterização de tabaco e cigarros que são transformados em adubo orgânico. Outras iniciativas em parceria com o IFSULDEMINAS promovem a descaraterização de vestuários para doação à população vulnerável e a transformação de bebidas alcóolicas e perfumes aprendidos em álcool em gel. 

Comente, compartilhe!