Guaxupé, terça-feira, 23 de abril de 2024
Cultura

Teatro de rua envolvente, dinâmico e engraçado na Feira e no Parque Mogiana

quinta-feira, 16 de junho de 2022
Teatro de rua envolvente, dinâmico e engraçado na Feira e no Parque Mogiana As atrizes Elisa Paschoal e Jaqueline Stampone (Foto: Divulgação)

O grupo teatral As Brincantes participa do Guaxupé Café Festival 2022 com a peça bem-humorada Café do Grão à Degustação. A dramaturgia e sonoplastia são de Ana Júlia Baldi. No elenco, Elisa Paschoal e Jaqueline Stampone.
As narrativas e histórias da peça descrevem o processo de produção de café sob diversas perspectivas. As duas atrizes interpretam personagens importantes na produção cafeeira e narram fatos marcantes que contribuíram para o café se tornar uma das bebidas mais consumidas no mundo. Em muitos países ocupa a segunda posição, depois da água.
Os personagens da peça são os que contribuíram para a chegada do café no Brasil. Destaque para as camponesas que ajudam o café chegar quentinho ao consumidor. E o trabalho essencial dos produtores, que aquecem o comércio e exportação do produto. O próprio café também é um personagem, por ter se tornado um hábito cultural no nosso país, tornando os momentos de vida das pessoas mais interessantes e aconchegantes.
O espetáculo faz referências artísticas à bebida. Na pintura, analogia com O Lavador de Café, de Cândido Portinari. Na música, a Cantata do Café, de Sebastian Bach, conta a história de um pai rígido e a filha que adorava tomar café, em 1732. Duas obras que enaltecem a importância mundial do café.
Elisa Paschoal define esse trabalho como “uma peça envolvente, dinâmica e engraçada, com música, dança e canto. De maneira divertida, informa e encanta o público.”
Café do Grão à Degustação terá duas apresentações neste sábado, dia 18. Às 1100h é na Feira Livre da Praça da Saudade. Às 19h00, no Arraiá do Café, Parque Mogiana.
Este projeto conquistou recursos do Edital n° 01/2022 de acordo com a Lei n° 1919 – FMCG, Fundo Municipal de Cultura de Guaxupé.
(Sílvio Reis)

Comente, compartilhe!