Dia 28, As Brincantes encenam um clássico de Millôr Fernandes em Guaxupé

Tanto no Guaxupé Café Festival quanto no Natal de Luz o grupo teatral As Brincantes sempre encenou dramaturgias de Ana Júlia Baldi ou uma criação do grupo.
Dia 28 de junho, o público guaxupeano poderá assistir ao clássico O Homem do Princípio ao Fim, do jornalista e dramaturgo carioca Millôr Fernandes (1923-2012).
A primeira montagem dessa peça foi em 1966, com um trio de atores que levou Fernanda Montenegro a ganhar um prêmio Molière.
É uma obra dividida em dez quadros temáticos.
Cada tema registra um sentimento, como amor, medo, solidão, mesquinharias, ódio e outras vivências.
Já teve cia. teatral que atuou com dez atores.
Cada um abordou uma jornada humana cronológica, de Adão até a Bomba H.
Na adaptação guaxupeana, As Brincantes prometem surpresas.
O elenco terá quatro integrantes: Elisa Paschoal, Jaque Stampone, Marco Túlio Ribeiro e a dramaturga e violinista Ana Júlia Baldi.
Diante dessa peça atemporal, o grupo tem o desafio de trazê-la para a atual natureza humana, com uma linguagem inteligente, bem-humorada e um olhar crítico sobre a sociedade, em especial a atual tecnologia adotada na comunicação humana.
Na estrutura, O Homem do Princípio ao Fim é uma colagem de narrativas fragmentadas, com acompanhamento de citações textuais de vários autores, como Shakespeare, Guimarães Rosa, Bertold Brecht, Rubem Braga, Joyce, Gonçalves Dias e outros.
O resultado desse formato é dinâmico.
Faz pensar, rir, se emocionar.
Esse projeto teatral foi aprovado pelo edital n. 03/2025, do Fundo Municipal de Cultura para o Guaxupé Café Festival 2025.
O Homem do Princípio ao Fim acontece em 28.06, sábado, às 18h, no Teatro de Arena do Parque Mogiana, com entrada gratuita.
(Silvio H. Reis)