Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Cultura

Vinte grupos teatrais, de 8 estados, se apresentam em Guaranésia a partir de 19 de abril

quarta-feira, 13 de abril de 2022
Vinte grupos teatrais, de 8 estados, se apresentam em Guaranésia a partir de 19 de abril O Pássaro Interplanetário Menino TK, de Manaus. (Foto: Divulgação)

O Feteg, Festival Internacional de Teatro de Guaranésia, chega ao 5º Ato (edição) após interrupções anuais causadas pela pandemia. De 19 a 23 de abril, as vinte apresentações se dividem em diferentes espaços da cidade. O encerramento no domingo, 24, tem atividades para os artistas participantes e a entrega do troféu Daniel Mello. O homenageado deste ano é o ator guaranesiano Paulo Henrique Nerdi.
Neste 5º Ato, Minas Gerais lidera com seis companhias de cinco cidades, incluindo dois grupos de Patos de Minas. Na sequência, o estado de São Paulo terá cinco apresentações. Campinas se fará presente com três grupos.
O Distrito Federal (contabilizado aqui como estado), o Paraná e o Rio Grande do Sul terão dois grupos cada. Já o Amazonas, Goiás e Rio de Janeiro participam com uma única companhia.
Quatro regiões brasileiras estão representadas no Festival de 2022. Em edições anteriores, o Nordeste se destacou com companhias de vários estados e cidades.
Um grupo colombiano confirmou participação desde 2020, incluindo este ano, mas imprevistos levaram ao cancelamento da apresentação. O Feteg começou a se internacionalizar quando exibiu uma peça mexicana. Grupos europeus, sul-americanos e africanos já se inscreveram para o Festival, mas enfrentaram limitações diversas.
 
Categorias e premiações
A mostra competitiva do Feteg se divide em quatro categorias: Palco, Teatro para Infância, Rua e Alternativo. Em cada categoria há premiação para o melhor Espetáculo, Direção, dois prêmios para Atuação, visualidades espaciais e corpóreas, e também sonoridades.
No âmbito Geral, todas as categorias poderão ser premiadas por outros seis critérios seletivos. O Espetáculo Destaque do Festival, escolhido pelo CCEP, ganha R$3 mil reais.
A programação completa do Feteg 5º Ato está no blog Grupo Máscaras, organizador do Festival.

Abaixo, uma peça representativa de quatro regiões brasileiras. Do Norte, “Menino TK”, do Grupo Jurubebas de Teatro, em Manaus. No Sudeste, “Almarrotada”, com Melina Marchetti, de São Paulo. No Sul, “Hi, Breasil”, do Grupo Olho Rasteiro, de Curitiba. Do Distrito Federal, “Deixe a Luz da Varanda Acesa”, da Auge Produtora de Sobradinho.  (Silvio Reis)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!