Guaxupé, quarta-feira, 17 de abril de 2024
Sociais

Guaxupeano na Bolívia

quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Guaxupeano na Bolívia O guaxupeano Renato Veroneze ministrando palestra na Universidade Mayor de San Andres, La Paz.

O guaxupeno, Assistente Social, professor e coordenador do curso de Serviço Social da UEMG, Unidade Acadêmica de Poços de Caldas - MG, Renato Veroneze, esteve por 10 dias em La Paz, Bolívia, para a realização de duas pesquisas em que está envolvido naquele país: uma sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no contexto do movimento revolucionário da Universidad Mayor de “San Andrés”, em La Paz, Bolívia, pesquisa realizada por conta do seu Pós-doutorado em Serviço Social, supervisionado pela Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek, da PUC-SP; e a outra, vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA MONETÁRIA FOCALIZADOS E DE RENDA BÁSICA UNIVERSAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA E DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: acompanhamento e análise da realidade na América Latina e Caribe”, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Maria Ozanira Silva e Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Renato integra o grupo de pesquisadores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, juntamente com outros pesquisadores da
Universidad de la República do Uruguai e da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade del Centro de la Província de Buenos Aires, onde está investigando os Programas de Transferência Monetária Focalizados no contexto da pandemia e da pós-pandemia da Covid-19 em Bolívia e Barbados, grupo que se reuniu há três semana na UFMA, em São Luís do Maranhão, para discutir os relatórios de pesquisas e planejar a nova etapa da investigação.

Além de reencontrar velhas amigas naquele país, importantes personalidades para o intercâmbio do Serviço Social brasileiro e boliviano na Universidad Mayor de “San Andrés” (UMSA), Renato foi convidado pela Profa. Jimena Freitas O. campo, docente pesquisadora do Observatória de Políticas Públicas e Sociais da UMSA e pela Profa. Me. Marcela Molina Avilés, Diretora da Carreira de Serviço Social da UMSA, a realizar duas palestras, na qual falou sobre a importância da pesquisa em Serviço Social e sobre a realidade da política de assistência social no Brasil. Na segunda palestra, pode dividir sua fala com a Profa. Dra. Margot Soria, que falou sobre a realidade da política de assistência social naquele país. Os encontros foram presenciais, transmitidos on-line e contaram com ampla participação de professores e estudantes do Serviço Social boliviano.

Além de realizar várias pesquisas nas bibliotecas das faculdades, Renato pode também encontrar com outros assistentes sociais, como Maritza Juménez Bullaín, Edy Carmen Jiménez Bulaín, Margot Soria, Ariel Roman, Fernando Cajías e Alfonso Valarde’s para a realização de entrevistas, que irão compor o relatório de pesquisa do seu Pós-Doutorado.

Acompanhou Renato nesta viagem, o guaxupeano Gustavo da Silva Valderramas que, além de desfrutar da receptividade e da amizade calorosa de Jimena, Margot e demais pessoas que ambos encontraram em La Paz, também pode colaborar com Renato nas pesquisas.

Renato disse que o encontro foi fundamental para estreitar os laços de amizade e intercâmbio entre o Serviço Social boliviano e latino-americano e uma importante oportunidade de conhecer a cultura e a educação acadêmico-profissional daquele país. Além disso, comentou que a Universidad Mayor de “San Andrés” é uma das mais importantes do Estado Plurinacional de Bolívia, sendo a primeira a incorporar o curso universitário de Serviço Social naquele país: “A Bolívia sempre me encanta, é muito gratificante conhecer sua cultura, tão rica e tão bem preservada, além de podermos encontrar um povo alegre, festivo e muito irmanado com os brasileiros. Só tenho que agradecer por esta oportunidade e pelo maravilhoso carinho e receptividade que encontrei naquele país, em todas as três vezes que lá estive”.
 
   

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!