Guaxupé, quinta-feira, 28 de março de 2024
Artigos

Cafeicultura e a necessidade confiável de informações

terça-feira, 25 de janeiro de 2022
Cafeicultura e a necessidade confiável de informações Imagem: Divulgação

Não é novidade que vivemos em um mundo de incertezas de dados e estatísticas distorcidas. Falando assim parece que vou começar a falar de um boletim de Covid ou de um cenário político brasileiro. Mas não, a prosa aqui é sobre a qualidade do levantamento de dados – sobre a cadeia produtiva como um todo – do café brasileiro.
É necessário que o Brasil, mais do que reveja como são realizados esses levantamentos, inove no processamento de levantamento da safra de café.
Assim como outros exemplos do setor público, a má gestão de recursos levou ao sucateamento da Conab, fazendo com que as informações produzidas por esta não fossem mais confiáveis ou entregues em tempo hábil para o mercado.
Este sucateamento da Conab contribui para um cenário brasileiro, mais uma vez, preocupante para nós, cafeicultores. Somos reféns dos levantamentos paralelos, realizados por empresas particulares, que se aproveitam da fragilidade de legitimidade da instituição, que deveria estar à frente desse papel, a Conab.
E para você que está se perguntando: “mas por que esses dados são importantes para a cafeicultura brasileira?” A resposta é simples e direta: esses dados são utilizados pela Bolsa de Nova York no processo de precificação do produto café.
Já avançamos tanto em tantas frentes. A história da cafeicultura brasileira é uma história forjada no trabalho e inovação de tecnologias. Já demos passos significativos em implementos, na rastreabilidade, em modelos produtivos, na própria qualidade do café, entre tantos outros pontos. Então, por que não conseguimos ter uma unidade única e confiável de informação?
Com certeza a dificuldade não é a tecnológica!
Existe uma máxima que diz: “contra fatos não há argumentos”. Quando um dado é informado por uma instituição e este produz um questionamento por parte de certos setores do mercado, isso pode indicar duas coisas: primeiro, que aqueles que estão questionando a informação apresentada se vêm sendo prejudicados neste mercado por esse número e precisam tirar a credibilidade dessa informação.
Segundo, que os dados apresentados por esta instituição, de alguma forma, apresentam uma metodologia frágil, que não permite por si só se defender desse processo de argumentações.
Então, o que nos falta para ter essa fonte de dados confiável de informação?
E a resposta é simples: UNIÃO!
Se tecnologia não é o problema, temos que usar esta a nosso favor e fortalecer a Conab. Unir Centros de Pesquisa e Universidades para produzir novos modelos, que permitam uma representação de dados mais segura e confiável. Nós, produtores, participando como fornecedores de dados precisos e entregues em tempo adequado ao processamento.
E questionar aqueles que questionam. A dúvida é um direito do homem, é aquilo que nos faz diferentes. Mas a produção da certeza é o que nos faz superiores. E a certeza é um processo coletivo de produção. (Fernando Barbosa – Cafeicultor de São Pedro da União-MG)
 

Comente, compartilhe!