Guaxupé, quarta-feira, 1 de maio de 2024
Política

Para o presidente do PT de Guaxupé, é preciso modernizar a administração pública e abrir espaço para o diálogo com a população

terça-feira, 11 de agosto de 2020
Para o presidente do PT de Guaxupé, é preciso modernizar a administração pública e abrir espaço para o diálogo com a população O presidente do PT, Everton de Lima Oliveira, diz que o partido lançará candidato próprio nestas eleições, para que a disputa não fique polarizada em apenas dois partidos (Foto: Arquivo Pessoal)

O Jornal da Região, que está entrevistando presidentes de partidos em Guaxupé, fala com exclusividade nesta semana com o médico Everton de Lima Oliveira, presidente do Partido dos Trabalhadores de Guaxupé. Ele diz que é preciso governar para todos e, principalmente, para quem mais necessita. E acrescenta: “No modelo de gestão do governo atual, por vezes o interesse de poucos se sobressai às necessidades do coletivo, deixando de lado a transparência, que é tão importante no exercício da democracia”. Também, na sua opinião, a Câmara atual não cumpriu o seu papel de fiscalizar o Executivo e de fomentar o debate em torno do desenvolvimento de Guaxupé. Confira a entrevista.
        
Jornal da Região - Everton, como está o PT em Guaxupé e quais as pretensões do partido para as eleições que se aproximam?

Everton - O PT de Guaxupé é um partido fortalecido, com um grupo unido e bem diversificado. Ganhamos ainda mais força ao acolher novos filiados, pessoas ativas em movimentos sociais importantes para a cidade. Pretendemos lançar candidaturas que exerçam um mandato coletivo e participativo, amplificando a voz da população nos mais diversos bairros e na zona rural.
 
Jornal da Região - Quantos são os filiados e quantos disputarão uma vaga na Câmara?

Everton - Hoje somos um grupo de 352 filiados e filiadas. Para as eleições deste ano vamos fortalecer nossas bases com candidaturas fortes e lançar chapa completa com 20 candidatos para a Câmara Municipal.
 
Jornal da Região - O partido lançará candidato próprio a prefeito ou apoiará outra legenda?

Everton - Sim, nós vamos lançar uma candidatura própria. Nós temos o compromisso com a população guaxupeana, somos um partido que já fez muito para a cidade e vejo que hoje é preciso modernizar a administração pública, alguém que abra espaço para o diálogo com a população. Acredito que uma eleição que não fique polarizada em apenas dois partidos é essencial para a boa democracia.
 
Jornal da Região - Todo o celeuma que foi criado em nome do PT nacional prejudicou de alguma forma o partido no município?

Everton - O Partido dos Trabalhadores foi prejudicado em 2016, sim! Hoje o cenário é positivo para o grupo, está claro que o povo brasileiro foi vítima de um golpe contra a democracia. Vivemos um cenário de inúmeras incertezas com a pandemia causada pela Covid-19, temos que colocar a saúde e a assistência social em ordem, os governos petistas são grandes defensores desses dois importantes pilares governamentais. Os dois grandes medos da população neste momento são a saúde e a geração de emprego, precisamos governar para todos os cidadãos e, principalmente, para quem mais necessita.
 
Jornal da Região - Na sua opinião, a Câmara atual precisa de renovação ou ela está representando bem o município?

Everton - A Câmara de Vereadores teve alguns bons momentos ao longo dos últimos quatro anos, mas, de modo geral, acredito que ela ficou devendo para a população. A Câmara não conseguiu cumprir o seu papel de fiscalizar o Executivo e de fomentar o debate em torno do desenvolvimento econômico e social de Guaxupé. Nesse sentido eu acredito que deverá haver significativa renovação da Câmara em 2020.
 
Jornal da Região - O que você pensa da atual política da cidade: tem muito a melhorar?

Everton - A cidade que tanto admiro é palco de um verdadeiro embate com intervalos de quatro anos. No modelo de gestão do governo atual, por vezes o interesse de poucos se sobressai às necessidades do coletivo, deixando de lado a transparência, que é tão importante no exercício da democracia.
Está na hora de quebrar esse ciclo, envolver a população nas decisões de políticas públicas. Nossa cidade tem grande potencial e é através de um projeto de desenvolvimento concreto e parcerias que beneficiem a todos que Guaxupé irá crescer como sonhamos.
Tenhoesperança de que cada guaxupeano que se sente como eu, desrespeitado e excluído da atual política, seja vitorioso nas eleições deste ano. Sem brigas, nem ameaças e muito menos grupinhos, queremos pessoas unidas para propor ações para todos, sejam eles azuis, amarelos, brancos ou vermelhos. Queremos todos juntos por um grupo maior, por Guaxupé.
 
Jornal da Região - Fale um pouco sobre você e a sua atuação política na cidade.

Everton - Nasci em Guaxupé e sou filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2000, sempre tive a convicção de que a política é o principal instrumento de transformação social. Minha maior inspiração é meu pai, Élcio de Oliveira, que trabalhou por anos no Banco do Brasil em Guaxupé e me ensinou valores que acompanham ao longo de toda a minha trajetória, como a honestidade, a generosidade e a dedicação ao próximo.
Sou formado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e sempre dediquei meus conhecimentos na luta pela igualdade e direito a saúde para todos. Minha paixão pela saúde pública veio logo na universidade, na qual tive a honra de realizar minha Residência Médica em Medicina Preventiva e Social.
Disputei como candidato a vereador as eleições de 2016, na qual conquistei uma relação harmoniosa com as lideranças populares e estive em contato com pessoas incríveis, que me mostraram o anseio contínuo da população por uma sintonia e transparência entre munícipes e o seu representante.

Comente, compartilhe!