Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Copasa alerta para uso correto das redes de esgoto no período chuvoso

domingo, 22 de outubro de 2023
Copasa alerta para uso correto das redes de esgoto no período chuvoso Foto: Copasa/Divulgação

A utilização inadequada das redes pode provocar rompimento, vazamentos e extravasamento do esgoto em vias públicas e nas residências dos clientes

Com a chegada do período chuvoso não é incomum o registro de vazamentos de esgoto em vias públicas e até mesmo no interior de imóveis. Isso acontece em razão do lançamento indevido de água de chuva nas redes de esgoto - o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e pode provocar seu rompimento.
 
Para se ter uma ideia, só na região metropolitana de Belo Horizonte, a Copasa recebe, por dia, cerca de 150 reclamações de extravasamento de esgoto em ruas e avenidas. E, no período chuvoso, esse número aumenta em média em 40% em razão de lançamentos indevidos de água de chuva nas redes de esgoto - o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e causa extravasamentos e refluxos (que é quando o esgoto retorna para o interior dos imóveis).
 
Por isso, a Companhia orienta que a população não canalize água da chuva para as redes de esgoto. Isso evita o rompimento das redes da Companhia, abatimento de valas, e até mesmo o refluxo nas residências, que é quando o esgoto volta para dentro dos imóveis.
 
Também é muito importante que o esgoto não seja destinado à rede pluvial pois, dessa forma, ele segue diretamente para os rios e cursos d’água, sem qualquer tipo de tratamento - o que causa a poluição das águas e danos ao meio ambiente.
 
 
A Copasa disponibiliza em seu site (www.copasa.com.br) e também pelo atendimento 115 ou 0800 0300 115 as orientações necessárias para a correta ligação dos imóveis à rede de esgoto da Companhia. Além disso, por meio desses canais, é possível ter mais informações e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Comente, compartilhe!