IFSULDEMINAS promove mutirão solidário para transformar roupas e calçados apreendidos pela Receita Federal em doação para entidades sociais

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) promove nesta quinta-feira, dia 29 de maio, das 8h às 17h, o mutirão solidário “Transformar que Aquece” na Reitoria da instituição, em Pouso Alegre.
A ação irá descaracterizar mais de 2 mil peças de roupas e 5 mil pares de calçados novos apreendidos pela Receita Federal e organizá-los para doação.
A iniciativa faz parte do programa Transformar Sustentável e conta com a parceria da Receita Federal, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá-MG, da unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e da Pastoral de Rua, ambas de Pouso Alegre.
O objetivo é reaproveitar os itens apreendidos em operações fiscais da Receita Federal por meio da descaracterização das peças, retirando etiquetas e marcas, e destiná-los a entidades sociais cadastradas no edital 119/2025 do IFSULDEMINAS, reforçando o compromisso do Instituto e de seus parceiros com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A ação será realizada de forma voluntária por servidores e estudantes do IFSULDEMINAS, militares, recuperandas da APAC, agentes pastorais e membros da comunidade externa.
Os voluntários estarão envolvidos na descaracterização, customização e organização das peças para doação.
A expectativa é reunir cerca de 100 participantes.
Além da ação na Reitoria, outros mutirões estão sendo articulados nos campi do IFSULDEMINAS ao longo do mês de junho.
O mutirão também marca o início da campanha de arrecadação de roupas de inverno, calçados e cobertores, em bom estado de conservação, que poderão ser doados pela comunidade em pontos de coleta na Reitoria e nos campi do IFSULDEMINAS, a serem divulgados nos próximos dias.
Histórico
Essa não é a primeira vez que o IFSULDEMINAS realiza ações desse tipo.
Em maio de 2024, a instituição protagonizou uma ampla mobilização em apoio ao povo gaúcho, durante as enchentes que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul.
Na época, foram arrecadados donativos junto à comunidade, produzido álcool em gel a partir de bebidas apreendidas pela Receita Federal, organizados mutirões de descaracterização de roupas e calçados e fortalecidas parcerias com diversas entidades do Sul de Minas.
O resultado da campanha “SOS Rio Grande do Sul” foi o envio de 62 toneladas de doações aos afetados pelas enchentes no sul do país.
Endereço do evento: Av. Vicente Simões, 1.111 - bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre.