Caçar capivaras é crime no Brasil

As capivaras são espécies nativas do Cerrado brasileiro e, assim como toda a fauna silvestre, são protegidas pela Constituição Federal e outras legislações brasileiras, sendo obrigação do estado garantir a sua preservação e ocorrência natural.
Assim, é proibido a caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação de qualquer indivíduo da fauna silvestre em vida livre (inclusive as capivaras), com exceção daqueles atos previstos em na legislação e com a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.
Legislação:
– Constituição federal de 1988, capítulo VI;
– Lei 5.197, de 3 de Janeiro de 1957 (Lei de Proteção a Fauna); e
– Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998 (Lei de Crimes Ambientais).
As capivaras são animais agressivos?
Todo animal silvestre pode atacar quando se sente ameaçado por humanos ou animais de estimação.
As causas são diversas como a necessidade de defender a prole ou mesmo o fato do encontro fortuito entre uma pessoa/pet com um indivíduo jovem desgarrado de seu bando.
Por isso, recomenda-se evitar que se aproximem muito dos bandos de capivaras, ainda mais na presença de filhotes.
Com relação a animais de estimação, recomenda-se que sempre os mantenha os cães na guia/coleira, evitando possíveis conflitos com as capivaras, que podem trazer sérios danos ao seu animal de estimação, bem como evitar que seu pet tragam carrapatos em seus pelos para dentro de sua residência, acometendo pessoas com imunidade mais baixa que costumam não passear em áreas abertas, como bebês de colo e idosos com comorbidades.
Multa
A multa por caçar capivaras pode ser alta e resultar em prisão, que pode ser de 6 meses a um ano de detenção.
(Com Ibram)