Guaxupé, domingo, 14 de julho de 2024
Cultura

Curso de Cinema e Patrimônio promovido por Memorabilia Filmes tem início em Guaxupé

segunda-feira, 8 de julho de 2024
Curso de Cinema e Patrimônio promovido por Memorabilia Filmes tem início em Guaxupé

O primeiro encontro, realizado no sábado, 6, teve foco no tema (O ato da criação), dialogando com o desenvolvimento do roteiro de documentário que será realizado no âmbito do projeto de formação audiovisual

No sábado, 6, teve início o Curso de Cinema e Patrimônio promovido por Memorabilia Filmes, uma formação audiovisual que objetiva incentivar a realização audiovisual em Guaxupé e região.

O curso será realizado aos sábados do mês de julho, das 08h às 12h, em formato híbrido, com aulas virtuais e encontros presenciais resultando numa carga horária de 30 horas, distribuídas nos quatro encontros, além das orientações em grupo.

O curso de formação audiovisual visa apresentar, através de uma vivência prática, toda a problemática existente na elaboração de uma produção cinematográfica, contextualizando formas e técnicas empregadas para a realização de vídeos, ambientada em um universo de personagens e linguagens próprias de uma realidade característica de Guaxupé.

Para a participante Claudinea Moreira, “O primeiro dia do curso de produção de cinema foi muito animador. Canô realizou a integração do grupo, apresentou o planejamento do mesmo e as propostas do curso como a elaboração de um curta de modo individual ou coletivo. As expectativas são de muita aprendizagem, principalmente com a possibilidade de participar de uma produção integrando teoria e prática.”

Confira o vídeo de boas vindas e apresentação dos participantes 

https://www.youtube.com/live/O3Bn1HyL00o 

O segundo encontro será realizado no próximo sábado, 13, em formato virtual e contemplará o Módulo II: A técnica (filmagem), onde serão abordados os princípios básicos da fotografia, enquadramentos, composição e decupagem fotográfica.  Neste momento, a turma irá trabalhar também na decupagem do roteiro do filme produzido durante a formação. 

Este projeto é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Canô), também facilitador do Curso Memorabilia Cinema e Patrimônio.

A produção é de Ana Elisa Leite Ribeiro (Lik Ribeiro).

O curso é um realização Memorabilia Filmes viabilizado através da LEI COMPLEMENTAR 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO), contemplado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 - AUDIOVISUAL.

Com prestação de serviços culturais na cidade de Guaxupé desde novembro de 2022, Memorabilia Filmes & Produções culturais já realizou na cidade, exibições cinematográficas como o Dia Internacional da Animação e o Circuito Tela Verde. Produziu o Programa de Rádio (Sintonizados), realizado em comemoração aos 100 anos do Rádio no Brasil, que foi transmitido em todas as rádios do país através da Rádio Câmara dos Deputados, além da realização dos filmes (Cinemas de Rua de Guaxupé), e (Da cela a sala), em desenvolvimento. 

Acompanhe as ações do projeto pelo instagram 
https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ e pelo site https://cursoaudiovisual.wixsite.com/guaxupe 

CONTATO:
Telefone: (11) 9 - 8157-4424
E-mail: 
eudaldo.moncao@gmail.com / memorabiliafilmes@gmail.com.

Comente, compartilhe!