Em Pesquisa realizada pelo instituto Meio/Ideia, Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico em segundo turno

Nova pesquisa do instituto Meio/Ideia aponta o petista com 45,5% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 45,8% em embate direto; levantamento também analisa cenários de Lula contra Caiado e Zema

8 Abr, 2026 - 11:47
Em Pesquisa realizada pelo instituto Meio/Ideia, Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico em segundo turno
Lula e Flávio Bolsonaro apresentam empate técnico em segundo turno, de acordo com instituto de pesquisa (Arte/Metrópoles sobre fotos de Vinícius Schmidt/Metrópoles)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) têm empate técnico em uma eventual disputa presidencial em segundo turno, segundo nova pesquisa do Meio/Ideia.

O levantamento aponta o petista com 45,5% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 45,8%.

A pesquisa também analisou um cenário em que o atual presidente enfrenta o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), no segundo turno.

Nesse contexto, Caiado aparece atrás, com 39% das intenções de voto, enquanto Lula soma 45%.

Em cenário contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o quadro é semelhante: o petista desponta com 44,7%, enquanto Zema alcança 38,7% das intenções de voto.

No cenário que avalia as intenções de voto espontâneas, em primeiro turno, o presidente Lula ainda aparece em ampla vantagem, com 32,6% dos votos.

Flávio Bolsonaro surge em segundo lugar, com 19,4%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso e impossibilitado de concorrer, detém 6% das intenções de voto dos respondentes.

No cenário estimulado, a disputa fica mais acirrada entre o principal nome da esquerda e o da direita.

Lula se mantém à frente, com 40,4% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 37%.

Atrás, vem Ronaldo Caiado, com 6,5%.

Os pré-candidatos Romeu Zema e Renan Santos aparecem empatados, com 3%.

Rejeição

O presidente Lula segue como o candidato com maior rejeição, segundo a pesquisa: 44,2% dos respondentes afirmaram que não votariam no petista.

Em seguida, aparecem Flávio Bolsonaro, com 37,5% de rejeição, e Ronaldo Caiado, com 20,4%.

Entre os três presidenciáveis mais notáveis, Romeu Zema registra a menor taxa de rejeição, com 17,5%.

O levantamento também indica que 51,4% dos entrevistados afirmam que ainda podem mudar de voto, enquanto 48,6% dizem já estar decididos sobre o candidato que pretendem escolher para a Presidência da República.

Mais da metade dos entrevistados (51,5%) avalia que Lula não merece um novo mandato.

Na mesma linha, 51% desaprovam o governo atual.

Por outro lado, 45% acreditam que o presidente deveria ter outro mandato, e 45% aprovam sua gestão.

A proporção de pessoas que classificam o governo Lula como ruim ou péssimo vem crescendo desde janeiro, quando 41,4% dos respondentes tinham essa percepção.

Atualmente, esse índice é de 46,4%. Já 32,2% avaliam a gestão como ótima ou boa, enquanto 19% a consideram regular.

Interferência externa

A pesquisa também avaliou a percepção da sociedade em relação a eventuais participações estrangeiras na eleição.

De acordo com os dados coletados, 28% dos brasileiros acham legítima a busca por apoio estrangeiro nas eleições.

A maioria (52%), contudo, entende que as eleições devem ser decididas apenas por brasileiros; 18,1% dizem que precisam se informar mais antes de dar uma opinião.

Custo de vida e endividamento

Dois dos principais problemas que o PT deve enfrentar para conquistar a reeleição estão relacionados à percepção da sociedade sobre o custo de vida e o aumento da inadimplência no Brasil.

Segundo dados apresentados pela pesquisa, 70,4% perceberam aumento no custo de vida; desse total, 30% afirmam que “aumentou muito”.

A percepção sobre o endividamento também é negativa: 40% dos entrevistados afirmam estar mais endividados neste ano do que em 2025, enquanto outros 42% acreditam ter mantido o mesmo patamar de endividamento do ano passado.

Entre os respondentes, 74,7% avaliam que esses dois temas impactam o voto.

Metodologia

O documento apresenta os principais achados da pesquisa de opinião Meio/Ideia, realizada de 03 a 07 de abril de 2026, registrada sob o número BR-00605/2026-BRASIL.

A amostra é representativa, com 1.500 entrevistas por telefone e margem de erro de 2,5 pontos percentuais, sobre a corrida eleitoral de 2026.

Veja a pesquisa realizada acessando este link.