4ª Colheita Cultural celebra arte, afeto e cultura popular em cenário rural de Guaxupé

25 Jun, 2025 - 23:05
4ª Colheita Cultural celebra arte, afeto e cultura popular em cenário rural de Guaxupé
Fotos: Divulgação
4ª Colheita Cultural celebra arte, afeto e cultura popular em cenário rural de Guaxupé
4ª Colheita Cultural celebra arte, afeto e cultura popular em cenário rural de Guaxupé
4ª Colheita Cultural celebra arte, afeto e cultura popular em cenário rural de Guaxupé

Nos dias 28 e 29 de junho de 2025, a charmosa Fazenda Tulha, situada em Guaxupé, no coração do Sul de Minas Gerais, volta a se transformar em um grande celeiro de cultura e encontros.

A Colheita Cultural chega à sua quarta edição, consolidando-se como um dos eventos mais significativos da cena independente mineira, reunindo diversas linguagens artísticas e promovendo a conexão entre arte, território e afeto.

Com uma programação diversa que contempla música, teatro, hip-hop, cinema, artes visuais, oficinas, exposições, gastronomia e cultura popular, o festival oferece uma experiência imersiva de dois dias, aberta à pluralidade de expressões e ao fortalecimento das redes culturais da região.

A tradicional colheita manual e degustação de cafés especiais, marca registrada do evento, também integra a vivência, conectando o público com os saberes da terra.

Entre os destaques desta edição estão o espetáculo de teatro de bonecos “Pulcinella no Canto da Cidade”, da Cia Cyathus (SC), e a apresentação do tradicional mamulengo “A Peleja do Doido José Adelson com o Tenente Bezerra de Melo”, do Rio Grande do Norte.

A música também tem presença marcante com atrações como Viola Foliada, com Ton Brasil; o forró de Jair Beani; e o espetáculo Piano de Barro, com o pianista Javier Sotelo, acompanhando ao vivo a emocionante queima de cerâmica.

A programação inclui ainda rodas de conversa sobre turismo e cultura no meio rural, trilhas, oficinas criativas, feira de comida e artesanato regional, atividades para todas as idades e vivências com a colheita do café.

O evento é voltado para toda a família e propõe uma experiência sensível, participativa e acolhedora.

A Colheita Cultural é um festival independente, construído coletivamente por artistas, produtores, coletivos e parceiros que acreditam na força transformadora da arte.

Os ingressos funcionam no modelo de contribuição espontânea, recebida diretamente no local.

A lotação é limitada a 250 pessoas por turno, incentivando o convívio próximo, o cuidado com o território e a valorização da experiência.

Nesta edição, o festival conta com apoio da Copasa e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Guaxupé), que viabilizam o transporte gratuito saindo da Catedral, no centro de Guaxupé, até a Fazenda Tulha.

Parceiros do comércio local também oferecem descontos especiais durante os dias do evento, ampliando o alcance da proposta de fomento ao turismo rural e à economia criativa.

Mais do que um festival, a Colheita é um manifesto de resistência poética, de celebração da diversidade e de valorização do território rural como espaço de criação, diálogo e afeto.

???? PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dias 28 e 29 de junho de 2025 – Fazenda Tulha, Guaxupé (MG)

ATIVIDADES CONTÍNUAS

Durante todo o evento:

  • Feira de Comida e Artesanato Regional
  • Oficinas Criativas e Exposição com Gustavo Resende Dias (Guaxupé) e Armando Ribeiro (Vale do Jequitinhonha)
  • Oficina e Exposição "Cerâmica Fumfum" com Gabi (São Lourenço)
  • Trilha de Bike pelos Cafezais – acesso livre para ciclistas da região

???? SÁBADO – 28 DE JUNHO

10h – Hip-Hop para todas as idades – Batalha da Indi e B.Girl Miss / Guaxupé

Local: Palco do Terreirão 

12h – Apresentação Musical: Viola Foliada com Ton Brasil / São Lourenço

Local: Praça do Jatobá

14h – Degustação de Cafés Especiais – com Anderson Luz / Guaxupé 

Local: Praça do Jatobá 

16h – Espetáculo de Teatro de Bonecos: Pulcinella no Canto da Cidade – Cia Cyathus / Nova Veneza – SC Local: Praça do Jatobá

17h – Aula de Forró e Bailinho – com Jair Beani / Guaxupé

Local: Palco do Terreirão 

19h – Mamulengo: A Peleja do Doido José Adelson com o Tenente Bezerra de Melo / Natal – RN

Local: Palco do Terreirão. 

???? DOMINGO – 29 DE JUNHO

10h – Roda de Trocas entre agentes culturais de Minas – Circuito Canastra Rio Grande

Local: Praça do Jatobá 

11h – Roda de Conversa: Turismo e Cultura – conexões e rotas Com: Cristiane de Souza e convidados Local: Praça do Jatobá

12h – Show: Músicas para Encantar com Charles Abraão / Pimenta

Local: Praça do Jatobá 

13h – Oficina: Sabores e Memórias de Guaxupé na Fazenda Tulha – Scrapbook com Flavinha Wasa

Local: Quintal do Ponto de Cultura 

15h30 – Vivência: Colhendo Café – com a equipe da Fazenda Tulha

Local: Talhão de Café 

16h – Degustação de Cafés Especiais – com Anderson Luz / Guaxupé

Local: Praça do Jatobá 

17h – Folia de Reis e Violas – com Mestre Gaudêncio e grupo

Local: Praça do Jatobá 

18h30 – Cinema Itinerante – Trupe do Tirésius apresenta "Mundos Trocados" Exibições curtas: Mamulengo Flor do Cafezal / Casa Volante

Local: Palco do Terreirão 

19h30 – Queima Musical de Cerâmica – Queima das peças da oficina “Cerâmica no Mato” Ao som do show Piano de Barro com Javier Sotelo / Capitólio

Local: Quintal do Ponto de Cultura. 

???? INFORMAÇÕES GERAIS

???? Local: Fazenda Tulha – Guaxupé (MG)

???? Data: 28 e 29 de junho de 2025

????️ Ingressos: Contribuição espontânea (no local)

???? Transporte gratuito: Saídas da Catedral – Centro de Guaxupé

???? Capacidade: 250 pessoas por turno

???? Descontos especiais: em comércios locais parceiros

???? Instagram: @colheitacultural

???? E-mail: tulhacultural@gmail.com

???? WhatsApp para imprensa: Vitor – (35) 99945-0627.