Prefeitura de Guaranésia emite nota de pesar e esclarecimento pelo falecimento do adolescente Evandro C. Ribeiro Júnior
A prefeitura de Guaranésia emitiu nota de pesar e esclarecimento pelo falecimento do adolescente Evandro C. Ribeiro Júnior, de apenas 14 anos.
Evandro faleceu após cair de bicicleta e ser atingido pelo guidão na noite de quarta-feira, 12, em Guaranésia.
De acordo com o registro policial, familiares do adolescente o socorreram e o levaram para uma unidade de saúde de Guaranésia e de lá ele foi transferido, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a Santa Casa de Guaxupé.
Segundo relato da médica que fez o atendimento, na queda, o guidão teria perfurado a barriga do adolescente.
Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
De acordo com algumas postagens nas redes sociais, relacionadas aos atendimentos prestados ao jovem, a prefeitura de Guaranésia publicou a seguinte nota:
“A Prefeitura de Guaranésia manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jovem, vítima de um acidente ciclístico, e se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor.
Rogamos a Deus que conforte seus corações e lhes dê força para enfrentar essa perda irreparável.
Em resposta às informações publicadas hoje nas redes sociais, relacionadas ao atendimento médico prestado ontem ao jovem, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece, com respeito e transparência, que o paciente deu entrada no Pronto Atendimento Municipal de Guaranésia (PAM) às 18h03, levado por familiares, visto que não houve solicitação da ambulância municipal, onde foi imediatamente atendido pela médica plantonista, que prestou os primeiros socorros emergenciais.
Na unidade, ocorria uma reunião interna com a coordenadora do PAM e dois médicos plantonistas.
Ao serem informados da gravidade do caso, interromperam a reunião e se dirigiram à sala de emergência para prestar apoio ao atendimento.
Diante da gravidade, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a transferência do paciente por vaga zero, um recurso utilizado em situações extremas, quando há risco iminente de morte ou sofrimento intenso, garantindo o encaminhamento imediato para um hospital de referência.
Além da equipe médica presente, uma quarta médica foi chamada por familiares e compareceu ao PAM, onde esclareceu à família que todos os procedimentos médicos necessários já haviam sido realizados.
Embora a ambulância municipal estivesse disponível, o SAMU, por prudência, decidiu realizar o transporte, uma vez que tem autonomia legal para remoção inter-hospitalar de urgência.
Os quatro médicos presentes atuaram intensamente na estabilização do paciente, essencial para sua remoção segura, pois o transporte de um paciente em instabilidade hemodinâmica poderia agravar sua condição.
Foi iniciada hemotransfusão de urgência, e, logo após a instalação da bolsa de sangue, a ambulância de suporte avançado (USA) do SAMU chegou ao PAM às 18h45, com equipe médica especializada, realizando a transferência do paciente.
Reiteramos que os fatos narrados em publicações nas redes sociais não são procedentes.
Que não é possível realizarmos a transferência de um paciente sem antes termos sua vaga regulada por uma central.
Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade na assistência de urgência e emergência, onde não medimos esforços para preservar vidas.
A Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do Pronto Atendimento e a Prefeitura Municipal de Guaranésia lamentam profundamente essa perda e permanecem solidárias com os familiares e amigos do jovem”.