Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Política

Pesquisa que aponta o nome de Dr. Heber à frente das eleições é suspensa pela Justiça

sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Pesquisa que aponta o nome de Dr. Heber à frente das eleições é suspensa pela Justiça

A decisão da juíza foi divulgada nesta sexta-feira, quando a pesquisa foi impugnada

A Coligação “Crescimento e Desenvolvimento Econômico”, composta pelos candidatos à prefeitura de Guaxupé, Toninho Zeitune e Barretinho, havia entrado com uma representação judicial na Justiça Eleitoral contra uma pesquisa feita pela Coligação “Gente que ama Guaxupé”, cujos candidatos são Dr. Heber e Rodrigo Borges. Na representação, a coligação denunciante diz que “as referidas pesquisas foram feitas sem a observância das seguintes regras legais compiladas na Resolução nº 23600 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): a origem dos recursos despendidos na pesquisa; plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado, bem como nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados e dados relativos aos bairros abrangidos.
Assim, na tarde desta sexta-feira, 13 de novembro, a juíza eleitoral Cristiane Vieira Tavares Zampar, na sua decisão, determinou a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral da empresa Dinâmica Pesquisa e Consultoria Empresarial, que aponta Dr. Heber e Rodrigo à frente da corrida eleitoral. E continua a juíza:
“De fato, há fortes indícios de violação ao princípio da transparência, haja vista que, conforme documentos juntados, a representada Dinâmica Pesquisa e Consultoria Empresarial S/S Ltda. vem patrocinando, com seus próprios recursos financeiros, pesquisas eleitorais no Estado de Minas Gerais, tendo realizado, neste ano, ao menos, quatro pesquisas nos municípios de Ibiá, São Gotardo, Guaxupé e Borda da Mata. Todas as pesquisas constam, nos registros na Justiça Eleitoral, como autofinanciadas, o que alcança o montante total de R$22.000,00, custos aparentemente incompatíveis com a sua envergadura financeira, haja vista que ostenta capital social de R$3.000,00, conforme ID 39287635”.

Comente, compartilhe!