Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cultura

Feteg: Festival de Guaranésia selecionou espetáculos de 12 estados brasileiros, do DF e de 4 países

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
Feteg: Festival de Guaranésia selecionou espetáculos de 12 estados brasileiros, do DF e de 4 países A Escritora e o Empalhador de Animais, da Cia. Em Comma (Foto: Humberto Araújo para o Jornal de Brasília)

O Festival Internacional de Teatro de Guaranésia, FETEG, chega à sexta edição com um crescimento qualitativo e quantitativo. Entre 18 e 23 de abril, 30 peças gratuitas serão apresentadas. Uma média de 5 ou 6 apresentações a cada dia, divididas na categorias Adultos, Infantil e Teatro de Rua.

Os números do FETEG 6º Ato surpreendem, com pelo menos uma companhia teatral das cinco regiões brasileiras. Foram 81 inscrições de 72 grupos de 12 estados brasileiros e um do Distrito Federal. A internacionalização ganhou reforço com três países latinos: Argentina, Colômbia e Uruguai. A América Central será representada por Cuba.

Este ano, o Estado de São Paulo liderou na quantidade de inscritos, 30 grupos, e em peças selecionadas: 9. Na sequência, Minas Gerais terá 7 exibições, e o Rio de Janeiro, 4. Já o DF, PB, PE, PR, SC e TO terá um espetáculo cada. No âmbito regional, participarão dois grupos de Guaxupé e um de Mococa.

Os locais de apresentação já estão definidos, com destaque para o Teatro Municipal Fernando Romanelli. Tem ainda o Complexo da Estação Ferroviária, Espaço Máscaras Cultural e as praças Dona Sinhá, Cel. Paula Ribeiro e Gai Gonçalves Dias.

Internacionalização:
O FETEG 3º Ato recebeu a primeira inscrição internacional, de Moçambique. Fatores econômicos impossibilitaram a viabilização, como aconteceu também com uma companhia polonesa e outra de São Tomé e Príncipe.

No ano seguinte, 4º Ato, o Grupo Cofradia Teatral, do México, trouxe a Comedia em Tres Sesiones Y Um Diagnóstico, em espanhol. No 5º Ato, Povo Rojo, da Colômbia, teve imprevisto e não veio.  

Este ano, os quatro espetáculos estrangeiros são da categoria Adulto. De Buenos Aires, Argentina, o Claroscuro Teatro Independente vai trazer Niñas Canarias. De Montevidéu, no Uruguai, o Grupo independiente vai mostrar La Incapaz.

Os grupos da Colômbia e Cuba não são da capital do país. De El Santuario, em Antioquia, o colombiano Lhacerarte Teatro exibe Floras. Do sul de Cuba, em Cienfuegos, o Teatro de La Fortaleza mostra Todo lo sòlido se desvanece em Paris.

Em breve, os dias e horários das 30 apresentações serão divulgados nas redes sociais do FETEG, com possibilidade de alteração de um ou mais grupos.
(Silvio Reis)

Comente, compartilhe!