Deputado Tadeu Leite é reeleito para a presidência da ALMG, enquanto Antonio Carlos Arantes perde o seu cargo de comando dentro da Assembleia
A eleição da Mesa que irá comandar o Legislativo mineiro a partir de 1º de fevereiro de 2025 foi realizada em Reunião Especial do Plenário.
No próximo ano começa o 2º biênio da 20ª Legislatura.
Em relação à atual Mesa Diretora, haverá uma única alteração, a do deputado Gustavo Santana (PL), que foi eleito para o cargo de 1º-secretário, hoje ocupado pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PL), que foi derrotado dentro de seu partido, o PL, e perdeu a indicação para permanecer no posto de comando da ALMG.
Ficaram mantidos também os deputados Duarte Bechir (PSD), como 2º-vice-, e Betinho Coelho (PV), na 3ª-vice-presidência.
Os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) foram reeleitos 2º- e 3º-secretários, respectivamente.
Nesta quarta, 4, todos os deputados da próxima Mesa foram eleitos por unanimidade dos presentes votantes, em cada momento da votação para os respectivos cargos.
A eleição foi realizada por votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário, uma vez que a Emenda à Constituição 91, de 2013, acabou com o voto secreto.
A Mesa da Assembleia é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e suas competências estão definidas no Regimento Interno da Casa Parlamentar.
Disse ainda que com sua reeleição reafirmava seu compromisso e o do Legislativo para com o povo de Minas Gerais.
(Com Folha da Manhã)