Autor de incêndio em vegetação é preso em Poços de Caldas

15 Set, 2025 - 11:32
Autor de incêndio em vegetação é preso em Poços de Caldas
Fotos: Divulgação
Autor de incêndio em vegetação é preso em Poços de Caldas
Autor de incêndio em vegetação é preso em Poços de Caldas

No sábado, dia 13 de setembro, por volta das 10h00, a guarnição de bombeiros foi acionada para atendimento de ocorrência de incêndio em área não protegida, situada na Avenida João Pinheiro, nas proximidades das empresas Curimbaba e Etapa, em Poços de Caldas-MG.

No local, constatou-se incêndio de grandes proporções, que atingiu aproximadamente 20 hectares de vegetação, que se propagou até atingir um galpão utilizado como depósito de pneus e contendo também galões de tinta.

As chamas chegaram a se aproximar de área destinada à criação de equinos, além de oferecer risco a instalações de armazenamento de óleo diesel e gás.

As equipes realizaram o combate direto às chamas, com o emprego de técnicas de supressão e resfriamento, estabelecendo linhas de mangueiras e realizando o isolamento das áreas de risco.

A pronta intervenção da guarnição impediu que os animais fossem atingidos, bem como evitou a propagação para os reservatórios de combustível.

Após aproximadamente oito horas de trabalhos ininterruptos, o incêndio foi totalmente extinto e realizado o rescaldo, deixando o local em condições seguras.

Prisão

O autor do incêndio que atingiu uma extensa área de pastagens, mata ciliar e um galpão na região oeste de Poços de Caldas foi detido pela Polícia Militar, ocasião em que confessou a autoria do crime.

A prisão foi viabilizada graças à colaboração da população, que presenciou o indivíduo ateando fogo em diversos pontos ao longo da referida avenida, repassando às autoridades policiais as características do suspeito.

O mesmo foi localizado e detido na Avenida Mansur Frayha, onde novamente assumiu a responsabilidade pelos atos praticados.

O Corpo de Bombeiros destaca a importância da participação da comunidade na denúncia de crimes ambientais, ressaltando que essa colaboração é fundamental para a prevenção e repressão de incêndios criminosos.

O autor, de 55 anos, foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, sendo enquadrado no Artigo 250 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), que tipifica o crime de causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.