Cooxupé lança Kafé Maturação para colheita uniforme e rentável
A Cooxupé apresenta o mais novo reforço para a linha de fertilizantes Kafé: o Kafé Maturação.
Em primeiro lugar, o produto conta com uma combinação poderosa de potássio, aminoácidos (metionina e prolina) e ácido salicílico.
A formulação do item é ideal para uniformizar a maturação dos frutos, garantindo uma colheita mais eficiente e de maior qualidade.
Nesse sentido, a Cooxupé preparou um vídeo para explicar aos seus cooperados sobre a novidade da linha de fertilizantes.
Kafé Maturação
Segundo Eduardo Renê da Cruz, do Departamento Técnico da Cooxupé, o Kafé Maturação amplia a janela de colheita. Além disso, reduz perdas e aumenta a eficiência no campo.
“A finalidade principal é uniformizar a maturação, proporcionando uma janela maior de colheita com um percentual maior de frutos maduros. Isso resulta em melhor qualidade do grão, maior eficiência operacional e menor quantidade de café de varrição”, explica.
Compostos
Assim como os demais produtos da linha, o Kafé Maturação entrega soluções completas.
Unindo nutrição e estímulos específicos para cada fase do café.
“É um item que não vai acelerar a colheita e vai manter o café maduro por mais tempo, evitando também o percentual de café de varrição. Do mesmo modo, o ácido salicílico que contém na linha vai ajudar a planta a estimular uma maior resistência às doenças”, conta Eduardo Renê.
“Ainda assim, o aminoácido prolina vai melhorar a resistência da planta aos estresses hídricos e falta de água. Ademais, o aminoácido metionina, que é um precursor do etileno, vai permitir que a planta tenha essa maior uniformidade na maturação”, conclui.
Produto inovador
Desenvolvido exclusivamente pela Biocross (empresa em nutrição vegetal) para os cooperados da Cooxupé, o Kafé Maturação é um produto inovador.
Afinal, ele uniformiza a maturação dos grãos de café.
De acordo com Luiz Antônio Coutinho, consultor técnico de vendas da Biocross, o produto demonstrou resultados notáveis em testes realizados em 2024.
“Observamos um aumento de 28,5% de cafés cereja, em torno de 12% de café verde cana. Em contrapartida, conseguimos diminuir cerca de 12% nos cafés passa, 31% nos cafés verdes e 28% nos cafés secos (boia). Então, é um produto que consegue uniformizar a maturação, trazendo o maior percentual de cafés cereja e verde cana”, afirma Luiz Antônio.
Em síntese, com dosagem de cinco litros por hectare, o Kafé Maturação segue o padrão da linha Kafé. Sobretudo, facilitando o manejo do produtor e garantindo uma colheita mais uniforme e rentável.
Confira o vídeo do Cooxupé em Foco.