34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso revela os melhores cafeicultores do país
Minas Gerais é a região vencedora da noite, conquistando os três primeiros lugares na tradicional premiação
A cerimônia de entrega do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso reuniu os melhores cafeicultores do país, na noite em que foram revelados os vencedores da principal premiação do setor cafeeiro no Brasil.
A premiação, que teve início em dezembro de 1991, tornou-se referência por mudar para sempre o cenário da cafeicultura no país.
A iniciativa pioneira, que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios, atravessou fronteiras e inspirou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo.
Selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè, os premiados foram escolhidos entre 40 finalistas nacionais.
Durante a premiação foram revelados os três grandes vencedores da edição, que receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um.
São eles: Dimas Mendes Bastos (Matas de Minas), Fazenda Sequóia Minas (Chapada de Minas) e Leda Terezinha Castellani Pereira Lima (Sul de Minas).
Os três vencedores vão representar o Brasil na disputa do 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que será realizado em Roma, no segundo semestre, e que reúne 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo.
Na ocasião também será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados nacionais).
Durante a premiação também foram revelados os produtores vencedores regionais e os ganhadores do Prêmio Classificador do Ano, cujo objetivo é reconhecer o esforço e dedicação dos classificadores na busca constante pelo café sustentável de qualidade.
Prêmio Ernesto Illy - Regional:
A categoria regional avalia 10 regiões e nesta edição seis regiões foram premiadas:
Cerrado Mineiro
1º lugar - Eduardo Pinheiro Campos
2º lugar - Paulo Veloso dos Santos
Chapada de Minas
1º lugar - Fazenda Sequoia Minas
2º lugar - Luis Manuel R.Fachada Martins da Silva
Matas de Minas
1º lugar - Dimas Mendes Bastos
2º lugar - Sandra Lelis da Silva
Sul de Minas
1º lugar - Leda Terezinha Castellani Pereira Lima
2º lugar - Armando Santos Junior
São Paulo
1º lugar - Daniella Romano Pelosini
2º lugar - João Luiz Cobra Monteiro
Região Sul
1º lugar - Luiz Roberto Saldanha Rodrigues.
Prêmio Ernesto Illy - Classificador do Ano
1º lugar - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas Estate Coffee - Matas de Minas)
2º lugar - José Vitor Oliveira (Armazéns Gerais Peneira Alta - Sul de Minas)
3º lugar - Vagner Amaral Veloso (Coffee - Cerrado Mineiro)
Menção Honrosa - Luiz Evandro Ribeiro (Cooxupé - Sul de Minas).
Sobre a illycaffè
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, que sempre teve como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz exclusivo blend de café 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de café Arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo, nos quais a empresa está presente através de subsidiárias e distribuidores. Desde sua fundação, a illycaffè orientou suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021, tornando-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, os princípios fundamentais da marca, desde seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras illy Art Collection decoradas por mais de 135 artistas internacionais, ou máquinas de café desenhadas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura da qualidade junto a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a sua Università del Caffè, que hoje em dia organiza cursos em 24 países de todo o mundo. Em 2024, a empresa registrou um volume de negócios de 630 milhões de euros. A rede de marca única illy tem 157 pontos de venda em 28 países.