Turistas são resgatados após ataque de abelhas em Monte Santo de Minas
Bombeiro sofreu mais de 40 picadas durante o resgate
Na tarde desta segunda-feira, 3, quatro pessoas realizavam a trilha para acessar a Capela, no alto do Morro Dois Irmãos, na zona rural de Monte Santo de Minas, quando foram atacadas por um enxame agressivo de abelhas europa-africanizadas.
Por sorte, as quatro pessoas já estavam próximas da capela, onde conseguiram se refugiar, fechando a porta e vedando as frestas com as próprias roupas.
O Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso foi acionado e deu início a uma operação de resgate.
Os militares percorreram a trilha de difícil acesso levando equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos, materiais de primeiros socorros, dispositivos para dispersão das abelhas e água para o grupo.
Ao chegarem no local, encontraram os turistas apreensivos, sendo dois adultos e duas crianças.
Eles foram equipados com EPIs utilizados no manejo de abelhas para garantir um deslocamento mais seguro.
Durante a descida da trilha, o grupo sofreu um novo ataque, desta vez ainda mais agressivo e numeroso.
Como três turistas estavam de chinelos, deixando os pés vulneráveis, um bombeiro permaneceu parado, servindo de "isca" para que as abelhas se concentrassem nele, enquanto outro militar acelerou a descida, conduzindo os turistas para afastá-los do ataque.
O militar que permaneceu no centro do ataque teve as luvas de proteção perfuradas pelos ferrões e sofreu mais de 40 picadas nas mãos.
Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro de Monte Santo de Minas, onde recebeu medicação e passa bem.
Toda a operação durou cerca de 3 horas e, felizmente, os turistas foram resgatados em segurança e não sofreram ferimentos.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta que a região é conhecida por enxames numerosos de abelhas e que, em casos de ataque, o difícil acesso pode representar risco de vida aos trilheiros.
Em caso de emergência, ligue 193!
(Com Corpo de Bombeiros SSp)