Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Falecimentos

Nota de falecimento - Dr. Alcino Lázaro da Silva

quarta-feira, 30 de março de 2022
Nota de falecimento - Dr. Alcino Lázaro da Silva O médico guaranesiano Dr. Alcino Lázaro da Silva, que faleceu nesta quarta-feira, 30 de março, aos 86 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Faleceu neste dia 30 de março, em Belo Horizonte, onde residia há vários anos, o médico guaranesiano Dr. Alcino Lázaro da Silva, aos 86 anos, vitimado por um enfarto. Ele foi casado com Ana Maria Deotti da Silva e tiveram os filhos Roberto, Alessandra, Carla, Beatriz, Patrícia, Marcelo e Leonardo, sendo que apenas Beatriz seguiu os passos do pai na medicina.

Dr Alcino era filho de Dúbia Gentil Gianerinni da Silva e do farmacêutico João Biela da Silva. Ele trabalhou como auxiliar de farmácia em Guaranésia e graduou-se em medicina pela UFMG, em 1959. Brilhante na medicina, ele era cirurgião geral, gastrenterologista, professor emérito da UFMG e autor de 30 livros publicados. No seu intenso currículo inclui doutorado em cirurgia e muitas pesquisas. 

Porém, este guaranesiano há 50 anos é referência no tratamento de hérnias, com projeção internacional. A técnica para correção de hérnia incisional leva o nome parcial de Lázaro da Silva. Em entrevista ao Jornal da Região em 3 de novembro de 2021, Dr. Alcindo falou amplamente sobre o assunto. E disse:

“Me dediquei ao estudo de todas as outras hérnias que acometem o físico do paciente, como por exemplo as hérnias de hiato esofágico, crural, umbilical, epigástrica... Lembrar-se sempre de que todas as hérnias potencialmente podem se complicar em encarceramento ou necrose de conteúdo.”
Mesmo com a excelência oferecida pela Transpalb, ele destaca a necessidade de mais pesquisas nessa área. “Há possibilidade de complicação que varia em número, de acordo com o tipo de hérnia, porque todas têm anel inextensível que participa dos encarceramentos ocorridos. O problema continua aberto para pesquisas, sobretudo no nível humano.”
Aos 85 anos, o guaranesiano se mantém um profissional atuante e informa que os estudos sobre hérnia continuam na área clínico-cirúrgico, limitando-se mais à cirurgia geral e digestiva. “A minha prioridade continua sendo o atendimento clínico aos meus pacientes antigos e o atendimento filantrópico no Hospital Cristiano Machado. Parte das minhas atividades também se deve à nossa intenção de fazer a Fupec (Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia) crescer para aumentar o atendimento aos usuários do SUS e também beneficiar os estudantes de Medicina.”

No encerramento da entrevista ao Jornal da Região, Dr. Alcino assim falou: Sou filho de Guaranésia, a quem amo e volto sempre para curti-la". E agora voltará para nela descansar eternamente... 

O seu corpo estará sendo transladado ainda hoje de Belo Horizonte, onde será velado e o sepultamento se dará nesta quinta-feira, 31, em horário a ser anunciado. 

Para quem quiser ler a entrevista completa com o médico, é só acessar aqui: http://www.jornaldaregiaoonline.com.br/noticias/geral/2638/ha-50-anos-cirurgiao-de-guaranesia-e-referencia-no-tratamento-de-hernias-com-projecao-internacional


Aos familiares de Dr. Alcindo Lázaro da Silva, os mais sinceros sentimentos de pesar do Jornal da Região. 

Comente, compartilhe!