Guaxupé, quarta-feira, 1 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Catiani Marques, Técnica em Enfermagem da Santa Casa de Guaxupé, é entrevistada por colunista do Jornal da Região

sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Catiani Marques, Técnica em Enfermagem da Santa Casa de Guaxupé, é entrevistada por colunista do Jornal da Região Catiani Marques é técnica em enfermagem (COREN 1467047 MG), natural de Tapiratiba-SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Após entrevista realizada com a Enfermeira Elisângela, Professora do Senac Unidade Guaxupé, dessa vez nosso colunista Rodrigo Fernando Ribeiro entrevistou, também com exclusividade, a técnica em enfermagem Catiani Marques, da Maternidade da Santa Casa de Guaxupé. Uma profissional ágil, comprometida com sua profissão, bastante habilidosa, sensível diante de suas pacientes, assídua no dia a dia de sua trajetória de vida. Vale à pena conhecermos mais essa história de uma profissional tão essencial para a nossa saúde. Boa leitura!
 
Rodrigo: Catiani, cada ação humana é determinada por uma grande soma de motivos. Quais foram os principais motivos que determinaram a sua escolha pela Enfermagem enquanto profissão?
 
Catiani: Escolhi a Enfermagem porque desde pequena eu sempre gostei muito de ajudar e cuidar do próximo. E sabia que através dessa profissão poderia expressar toda minha dedicação, cuidado, respeito e, além de tudo, poder me colocar no lugar do outro; fazer o dia do paciente ser diferente, afinal, nós sabemos que estar em um Hospital gera insegurança e medo. O apoio da Enfermagem faz toda diferença.
 
Rodrigo: Nosso corpo é de natureza material. Nossa alma é de natureza espiritual. Você tem consciência, claro, que a sua profissão não está lidando somente com o corpo. Ao tocar o corpo humano, você também toca a alma humana, a alma do paciente. O que significa isso para você?
 
Catiani: Significa que além do conhecimento e da técnica, sou uma alma humana tocando outra alma humana; temos que ter empatia, compreensão, humildade, e muita humanidade.
 
Rodrigo: Eu entrevistei outra profissional da Enfermagem, a Professora Elisângela, do Senac. Minha esposa e eu tivemos o privilégio de também conhecer você, Catiani, na mesma circunstância do nascimento da nossa segunda filha. Como é para você trabalhar na Maternidade da Santa Casa de Guaxupé?
 
Catiani: É gratificante, pois desde quando fazia estágios sempre fui apaixonada pela área da maternidade...
Quando entrei na Santa Casa, e descobri que ia pra Maternidade, fiquei muito grata a Deus.
 
Rodrigo: Naturalmente quem trabalha numa Maternidade lida o tempo todo com a esperança. O nascimento de uma criança nos dá alegria e confiança na possibilidade de um mundo melhor. Como você, Catiani, lida com o dom da vida?
 
Catiani: Com amor...
 
Rodrigo: Jesus de Nazaré afirmou que existe felicidade maior em doar do que em receber. O que significa, para você, no seu trabalho, a palavra compaixão?
 
Catiani: Significa cuidar sem esperar nada em troca, se colocar no lugar do outro.
 
Rodrigo: Catiani, quais são seus valores de conduta prioritários que norteiam seus passos no dia a dia?
 
Catiani: Respeito, honestidade, igualdade a todos, e sempre amor ao próximo.
 
Rodrigo: Durante o tempo em que estivemos na Maternidade da Santa Casa de Guaxupé, permanecemos sob os seus cuidados, além de outras profissionais da Enfermagem, que carinhosamente e atenciosamente permaneceram cuidando da minha esposa e da nossa bebê. Notamos em você, Catiani, muita agilidade no seu trabalho, muita eficiência, muita assiduidade e, além disso, muita sensibilidade, muita inteligência, muita gentileza e muita ternura. Você é grata a quem por ter tantas habilidades pessoais? 
 
Catiani: Sou grata a Deus.
 
Rodrigo: Profissionais da Enfermagem lidam com momentos de dor e angústia de muitos pacientes. Mas também lidam com a alegria da recuperação de um estado delicado de saúde. Deixe sua mensagem final aos leitores desse Jornal.
 
Catiani: Sempre carrego essa frase comigo:
Cuidar do próximo é uma troca. Damos cuidado, atenção, carinho e recebemos alegria, realização e gratidão!
 

Comente, compartilhe!