Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Televisão

Professor Jair Hermínio, de Guaxupé, é lembrado nos 60 anos do Programa Silvio Santos

segunda-feira, 5 de junho de 2023
Professor Jair Hermínio, de Guaxupé, é lembrado nos 60 anos do Programa Silvio Santos O professor Jair Hermínio atualmente e, no destaque, a foto de como ficou marcado e lembrado por todos na época (Fotos: Arquivo pessoal/Reprodução SBT)

O programa Silvio Santos deste domingo, 4 de junho, do SBT, apresentado por uma de suas filhas, Patrícia Abravanel, homenageou os 60 anos do programa. 

Foram lembrados, através de fotos e vídeos, cenas de alguns dos inúmeros programas que Silvio Santos apresentou ao longo de toda a sua trajetória na televisão, como o inesquecível Show de Calouros, Porta da Esperança, Domingo no Parque, Cidade X Cidade, Qual é a música?, Roletrando, Topa Tudo por Dinheiro, Troféu Imprensa, entre vários outros. 

No entanto, um game show de grande sucesso no início dos anos 2000, o Show do Milhão, consagrou um quase milionário guaxupeano, que não ganhou o prêmio máximo, mas sempre é lembrado por ter sido o primeiro candidato a responder a última pergunta do programa, no valor de um milhão de reais. 

O professor Jair Hermínio da Silva, de 79 anos, que também foi um dos colunistas do Jornal da Região, confundiu-se ao responder a última pergunta do game show: "Quantas letras compõem o lema da bandeira brasileira?" "Dezesseis letras", respondeu Jair. 

"Errou", disse Silvio Santos. "A resposta correta soma 15 letras: Ordem e Progresso." E não Ordem ou Progresso, como confundiu o professor no momento da resposta. 

E Jair, surpreso por ter errado uma pergunta tão fácil, fez cara de poucos amigos, ficando marcado para sempre na memória de todos que assistiam e torciam pelo professor. 

Até aquele programa, que foi ao ar no ano de 2002, nenhum outro concorrente havia arriscado a responder a questão final. Todos se contentaram com os R$500 mil. 

Após a derrocada do professor no game show, Jair Hermínio foi entrevistado por vários outros programas de TV, sendo sempre lembrado como o primeiro participante do Show do Milhão a responder a pergunta final, mesmo despedindo-se de Silvio Santos com apenas R$300 no bolso. 

Atualmente, o professor aposentado, que ganhou o apelido de "homem enciclopédia" na época, por ter respondido vários tipos de perguntas, abordando os mais variados temas, continua morando em Guaxupé, sendo sempre solícito e simpático com todos à sua volta. 

O Jornal da Região publicou, no ano passado, uma reportagem realizada com o professor Jair a respeito dos 20 anos de sua participação no Show do Milhão. Leia a entrevista clicando
aqui

Comente, compartilhe!