Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Televisão

Milton Neves homenageia Pelé em artigo: "Morre Pelé, o único filho de Deus a receber nota 10 em sua atividade!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
Milton Neves homenageia Pelé em artigo: "Morre Pelé, o único filho de Deus a receber nota 10 em sua atividade! Pelé, que faleceu nesta quinta-feira, 29, ao lado do apresentador esportivo Milton Neves (Foto: Terceiro Tempo/UOL/Reprodução)

O dia tão temido por mim e por todo amante do esporte bretão, infelizmente, chegou.

E de uma forma ainda mais dolorosa, na tão sensível semana entre o Natal e o Ano Novo e alguns dias depois do encerramento da Copa do Mundo de futebol.

Futebol que foi criado por Ele! Mas, infelizmente, morreu nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o maior brasileiro de todos os tempos.

Mas não choram apenas as pessoas de nosso país, mas sim o mundo todo, que sempre venerou o Rei do Futebol (até mais que muitos "brasileiros").

Assim como eu, que tive minha vida norteada pelo maior de todos os tempos, não paro de enxugar minhas lágrimas desde que recebi esta terrível, dolorosa e inimaginável notícia.

Sim, porque, para mim, o Rei, como fez com incontáveis beques mundo afora, driblaria com facilidade a morte e só subiria aos céus com uns 150 ou 160 anos. Pena que nessa eu me enganei...

E se você estiver achando um exagero chamar Pelé de o maior brasileiro de todos os tempos, já que "o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes", conforme nos ensinou Arrigo Sacchi, eu explico.

É que, pré-Pelé, o mundo via o Brasil apenas como "aquele país irrelevante da América do Sul, que só tem mata e índio".

Mas, depois que o Rei começou, ao lado de grandes craques do Santos e da seleção brasileira, a dominar o esporte mais popular do planeta com o enorme talento que Deus lhe deu, a população mundial passou a nos ver com outros olhos.

Com olhos de admiração.

Sim, chegue em qualquer país e, quando o funcionário do aeroporto conferir o seu passaporte e verificar que você é brasileiro, ele certamente pensará ou até mesmo te falará: "Ô, Brasil, Pelé!".

Sim, Cabral descobriu o Brasil em 1500, mas foi Pelé quem espalhou as qualidades de nosso país para o mundo a partir de 1956.

E ninguém jamais superará o Rei.


Essa verdade nunca desapareceu e jamais morrerá: Pelé foi, é e sempre será o número 1.

Porque Pelé foi a pessoa melhor dotada por Deus para a prática de uma determinada atividade específica.

Mesmo praticando futebol, a coisa mais importante dentre as menos importantes, relembrando mais uma vez o italiano Arrigo Sacchi.

Acontece que só Pelé recebeu de Deus talento nota 10 em sua profissão. Leonardo Da Vinci, Santos Dumont, Thomas Edison, "meu amigo" Marconi, Michelangelo, Sabin, Einstein, Freud, João Paulo II, Charles Darwin, Mozart, Beethoven, Graham Bell e outros gênios ganharam nota 9.99.

Sim, são figuras que contribuíram muito e muito mais para a humanidade do que esse simples "chutador de bola" nascido no mágico Sul de Minas.

Mas, nessa atividade, virou raríssima unanimidade mundial imorredoura, mesmo tendo parado em... 1974!!!!

Pelé é o primeiro no futebol e disparado.

Em segundo, ninguém.

Em terceiro, ninguém.

Em quarto, ninguém.

E em quinto, ninguém também.

Maradona é o sexto e daí por diante vêm Garrincha, agora Messi, Sívori, Di Stefano, Nilton Santos, Eusébio, Zico, Romário, Krol, Cruyff, Zizinho, Beckenbauer, Puskas etc.

Mas, calma, que logo teremos, sim, um novo Pelé no mundo.

Sabe quando?

Afinal, novos Romário e Zico sempre teremos de 150 em 150 anos. Novos Zizinho, Nilton Santos, Edu, Coutinho, Krol, Platini, Sívori, Di Stefano e Eusébio de 215 em 215 anos.

Ademir da Guia, Beckenbauer, Neymar e Cruyff de 295 em 295 anos.

Puskas de 400 em 400 e um Garrincha de 500 em 500.

E um novo Pelé...

DE NUNCA EM NUNCA MAIS!

Vai com Deus, Pelé!

Muito obrigado por tudo que fez por mim e por outros milhões ou até mesmo bilhões de pessoas mundo afora.

Que, pelo menos agora, tardiamente, o brasileiro aprenda a reconhecer o seu valor.

E obrigado por tudo que você fez por esse caipira aqui.

Não fosse por você, Rei, eu, honrosamente, é claro, ainda estaria em Muzambinho, hoje aposentado talvez do Banco do Brasil.

Tudo que conquistei profissionalmente eu devo ao maior de todos os tempos.

Assim como muitas vidas foram modificadas para melhor por Ele.

1.282 vezes obrigado!

E, aos amigos internautas, peço agora compreensão.

Pois este espaço fará homenagens ao verdadeiro inventor do futebol por muitos e muitos dias!
(Milton Neves/UOL)

Comente, compartilhe!