Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Saúde

Em Guaxupé, atendimento à Dengue é ampliado e novas ações são colocadas em prática

terça-feira, 26 de março de 2024
Em Guaxupé, atendimento à Dengue é ampliado e novas ações são colocadas em prática Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé/Divulgação

Prefeitura firma parceria com Santa Casa e reforça estrutura para os atendimentos da doença causada pelo Aedes aegypti

Visando desafogar o Pronto Socorro e as demais unidades de saúde que ficaram sobrecarregados com o aumento dos casos de dengue, na manhã desta terça-feira, 26, foi colocada em prática uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa para uma ampliação do pronto atendimento de casos de arboviroses.

A estrutura montada no pátio da Santa Casa, anexo ao Pronto Socorro, conta com um médico plantonista a mais, além da equipe de enfermagem e demais profissionais.

Esse atendimento funcionará todos os dias, das 7h00 às 19h00.  

Composto por uma tenda com 100m², com fechamento nas laterais, cerca de 30 cadeiras e poltronas para medicação e soroterapia, consultório médico e posto de enfermagem, o novo espaço conta com o apoio de outros setores como a Farmácia e Triagem (Manchester) do Pronto Socorro, além dos setores administrativos, como Tecnologia da Informação, Manutenção, Higienização, etc.

“Essa estratégia foi pensada por conta do grande número de casos de dengue desde o começo deste ano. Com a grande crescente de positivos e com os pacientes muito debilitados, precisamos pensar em maneiras de manter os pacientes confortáveis e com acesso rápido ao serviço médico”, explicou Adilson Iório de Freitas, Secretário Municipal de Saúde.

A Unidade Sentinela para atender casos de dengue na unidade “Aviação” continuará com os atendimentos aos finais de semana e feriados, das 8h00 às 16h30, e todas as Unidades Básicas de Saúde manterão os atendimentos de dengue de segunda a sexta no período da manhã.

Ainda assim a prevenção é a nossa melhor arma e os cuidados de prevenção à dengue devem ser priorizados.

Nesse sentido, além das ações realizadas, a população deve fazer a sua parte:

      - uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
      - remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
      - vedação dos reservatórios e caixas de água;
      - desobstrução de calhas, lajes e ralos, e todos os demais cuidados que todos nós já conhecemos.

Não se esqueça, a dengue é uma doença perigosa, podendo levar à morte.
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!