Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Covid-19: cientistas temem nova onda de contágio após subcepa e recomendam uso de máscara

quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Covid-19: cientistas temem nova onda de contágio após subcepa e recomendam uso de máscara Foto: Divulgação

Subcepa da Covid-19, chamada de BA.6, já foi encontrada na Dinamarca e em Israel

Uma nova variante da Covid-19 leva cientistas da Inglaterra a recomendar a volta do uso de máscaras de proteção. A subcepa, que ainda não foi oficialmente nomeada, mas é chamada de 'BA.6', está levando alguns a temer que uma nova onda do novo coronavírus possa surgir nas próximas semanas.

O alerta está uma reportagem do site Mirror, que cita a presença da nova subcepa na Dinamarca e em Israel e destaca sobre o nível espantoso e alarmante de mutação, segundo cientistas.

"Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras", escreveu Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford.

Professora Christina Pagel, da University College London, avalia ser ‘muito cedo’, mas admitiu que a variante tem "muitas novas mutações que a tornam diferente das cepas anteriores do Omicron". Ela acrescentou que isso significa que é "potencialmente mais capaz de causar uma grande ‘onda de contágio’.

Casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na última sexta-feira (11), que os casos de Covid-19 detectados em todo o mundo aumentaram 80% em julho, embora a mortalidade tenha reduzido 57%.

Os números coincidem com um aumento perceptível da circulação de novas variantes do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França, em pleno verão no hemisfério norte.

Entre 10 de julho e 6 de agosto foram reportados cerca de 1,5 milhão de casos, um aumento de 80% em relação aos 28 dias anteriores, relatou o informe semanal da OMS. O número de mortos caiu 57% e ficou em 2.500.

A OMS alertou que estes números não refletem a situação real, já que os testes de diagnóstico e o monitoramento da pandemia despencaram. (Com Itatiaia)

 

Comente, compartilhe!