Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Mais de mil voluntários já participaram da campanha Doe Sangue, Doe Vida, em Guaxupé

sexta-feira, 16 de junho de 2023
Mais de mil voluntários já participaram da campanha Doe Sangue, Doe Vida, em Guaxupé Voluntários que doaram sangue ao Hemocentro de Poços de Caldas em 6 de maio desse ano (Foto: Divulgação)

De 2017 até hoje, mais de mil doadores já colaboraram com o projeto Doe Sangue, Doe Vida. Criado por um casal que se mudou de Guaxupé, o grupo tinha 30 integrantes quando foi assumido pela nutricionista Evelyn Flauzino. Mais pessoas foram convidadas e incentivadas a participar do crescimento da ONG. “Hoje, nossa equipe de organização conta com 12 membros, e somos uma família com mais de 300 doadores. É um trabalho sem fins lucrativos, totalmente voluntário”, define Evelyn.

Os principais hemocentros parceiros ficam em Alfenas, Poços de Caldas, Campinas e Ribeirão Preto. Grupo de voluntários locais já ajudaram a aumentar o estoque de sangue em São Paulo e Passos.

Na região sulmineira, geralmente o grupo sai de viagem por volta das 5 da manhã e retorna antes do meio-dia. Em Ribeirão Preto e Campinas pode levar o dia todo. Para comprovar a doação e servir como atestado no trabalho, todos os doadores recebem uma declaração do hemocentro após a ação.

No Facebook da Doe Sangue, Doe Vida há depoimento de voluntários que já superaram dez doações.
 
Colaborações valiosas
A ONG Doe Sangue, Doe Vida recebe ajuda da prefeitura de Guaxupé em relação ao transporte de guaxupeanos a um hemocentro. No entanto, doadores de municípios vizinhos, que tenham interesse em doar sangue, são bem-vindos pela organização do grupo.

Evelyn informa que recentemente foi firmada uma parceria com a Cooxupé, que vai colaborar na reposição de sangue de pacientes.

Outras despesas são assumidas pela equipe organizadora da ONG, que contribuí mensalmente para que esse trabalho continue beneficiando muita gente. Mesmo divulgando a necessidade de mais ajuda, o Brasil enfrenta um problema cultural nessa área. Poucos colaboram, em relação à grande demanda existente.  

Na falta de recursos, a Doe Sangue, Doe Vida realiza eventos beneficentes, como um chá beneficente no Clube dos Macacos, e outras ações que geram renda. “Dói quando uma família de fora procura ajuda e a gente não consegue custear uma viagem”, esclarece Evelyn.

O governo federal também restringe doações. Três anos atrás, o Ministério da Saúde impedia a doação de sangue de homossexuais masculinos que tiveram relações sexuais nos últimos 12 meses antes da doação. Em abril de 2020, o esse período foi reduzido para três meses. Nesse caso específico, a ONG não enfrentou nenhum problema ou preconceito.

Na quarta-feira, 14 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com mais de mil doações realizadas, a Doe Sangue, Doe Vida tem motivos para comemorar, ainda que os esforços e limitações sejam grandes.

Conheça o trabalho da ONG e participe desse projeto que salva vidas.
Contatos: (35) 98862-5355. Instagram: @
doesangue_gxp Facebook doesanguedoevidaguaxupe
(Silvio Reis)

 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!