Guaxupé, quinta-feira, 2 de maio de 2024
Saúde

No Dia Nacional da Imunização, Minas ainda não bateu nenhuma meta em 2023

sábado, 10 de junho de 2023
No Dia Nacional da Imunização, Minas ainda não bateu nenhuma meta em 2023 Foto: TRE-SE Vacinação

Em 2022, cobertura da maioria das vacinas ficou abaixo do ideal no Estado e no Brasil

O Dia Nacional da Imunização, nesta sexta-feira, 9, chegou sem celebração para especialistas da área. Desde 2016, o Brasil vive uma trajetória de queda da cobertura vacinal da maior parte das vacinas de rotina. Minas Gerais não fica atrás e, em 2022, cumpriu a cobertura desejada de somente um de 18 imunizantes de rotina. Em 2023, pelo menos até agora, nenhuma meta foi atingida.
 
Para a maioria das vacinas, a cobertura desejada é de 95% — a exceção é a BCG, cuja cobertura de 90% é considerada satisfatória, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Em 2022, as maiores coberturas em Minas foram a da BCG (95,64%) e de hepatite B para crianças de até 30 dias (90,85%). Por outro lado, houve coberturas tão baixas quanto a da dTpa para gestantes (51,67%), que previne difteria, tétano e coqueluche, e da seghunda dose (D2) da tríplice viral (68,27%), contra sarampo, caxumba e rubéola.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Baccheretti, avalia que há chance de aumentar a cobertura vacinal em 2023. “Muitas pessoas perderam a confiança na vacina exatamente pela desinformação. Ainda é cedo para dizer como será a conclusão do ano,mas vamos buscar que essa meta seja atingida, ela é possível. Isso depende muito da sensibilização e as nossas ações são para que isso aconteça. São ações como busca ativa de cada um que não tomou sua vacina, especialmente as crianças, sensibilização em escolas, comunicação e combate à desinformação. Também temos investimentos como o Vacimóvel para conseguir fortalecer essa vacinação em formatos diferentes”, elenca.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) salienta, ainda, que o fluxo de vacinação depende da disponibilidade de doses e da estratégia definida por cada município. (O Tempo)
 

Comente, compartilhe!