Guaxupé, domingo, 5 de maio de 2024
Saúde

São Sebastião do Paraíso confirma primeiro caso de varíola dos macacos

terça-feira, 23 de agosto de 2022
São Sebastião do Paraíso confirma primeiro caso de varíola dos macacos Foto: DW

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado em São Sebastião do Paraíso em nota divulgada pela Prefeitura na tarde desta terça-feira, 23.

Trata-se de um jovem, que vinha sendo monitorado há uma semana. A análise foi feita pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Segundo informações, ele teria contraído a doença em São Paulo, onde esteve recentemente.

O paciente está em isolamento, sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica, e seu quadro é estável, não houve agravamento.

Nota divulgada pela prefeitura
“A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, informa que foi confirmado no Município de São Sebastião do Paraíso o primeiro caso de infecção por Monkeypox, a varíola de macaco.

O caso estava em investigação e os resultados dos exames, que estavam em análise na Fundação Ezequiel Dias, confirmaram as suspeitas. Trata-se um paciente do sexo masculino, jovem, que esteve em viagem a estado onde havia confirmações da doença.

A Vigilância em Saúde informa que o caso está em monitoramento há 7 dias e que o paciente encontra-se em isolamento sem agravamento.

A Vigilância informa ainda que foi realizado o rastreio de todos as pessoas que tiveram algum tipo de contato com o paciente, entre familiares amigos e conhecidos, para que possamos manter a segurança de todos os envolvidos”.

O paciente permanecerá em isolamento até liberação pela Vigilância em Saúde, sendo monitorado diariamente, para que seja identificado qualquer agravamento da doença.
 
Informamos ainda que os pacientes com sintomas suspeitos estão sendo colocados em isolamento. atendendo o que preconiza a Nota Técnica nº 9/SES/SUBVS-SVE-CIEVS/2022 e suas atualizações.

No Sul de Minas 
Subiu para oito o número de casos confirmados de varíola dos macacos no Sul de Minas. Mais dois casos foram confirmados nesta terça-feira, 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Gonçalves e São Sebastião do Paraíso.
 
Até em momento no estado, são 216 casos de Mokeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 537 casos foram descartados e há 539 em investigação.
 
As cidades do Sul de Minas que apresentam casos da doença são: 
  (Com Jornal do Sudoeste/Eptv)
 
 

Comente, compartilhe!