Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Ações de combate e controle contra a dengue foram intensificadas nas últimas semanas em Guaxupé

quarta-feira, 27 de abril de 2022
Ações de combate e controle contra a dengue foram intensificadas nas últimas semanas em Guaxupé Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

O uso de UBV’s com carros e bombas costais estão sendo utilizados para auxiliar no controle do mosquito causador da doença

Devido ao aumento de focos de dengue encontrados em residências e construções e consequente crescimento do número de casos confirmados da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, intensificou o combate ao Aedes aegypti. Para isto, os agentes estão realizando visitas regulares, orientando a população e fazendo as vistorias em busca de focos. Estão sendo utilizados ainda os UBV’s (Ultra Baixo Volume, é como são chamadas as aplicações de defensivos), o popular fumacê.
O UBV pesado é feito no carro, com duas bombas na traseira de um veículo, normalmente feito na madrugada, para eliminar o mosquito adulto. Desta forma é feito apenas em regiões específicas, com casos de dengue confirmados e em crescimento.
Já no UBV costal, o agente circula com uma bomba motorizada nas costas, entrando nas residências e em seu entorno. Enquanto realiza a aplicação do veneno da bomba, já verifica se existe recipiente com água parada que possa se tornar foco do mosquito.
A população deve fazer a sua parte ficando atenta, já que no intervalo entre os ciclos de visita dos agentes, os focos e mosquitos podem reaparecer se restarem recipientes com água. Muita cautela ao coletar água da chuva em baldes, galões e afins. Se for necessário, esta água deve ser mantida  lacrada e tratada.
“Estamos encontrando muitos focos em construções, quando ferramentas e recipientes são encontrados com água parada. Pedimos que as pessoas, pelo menos uma vez na semana, verifiquem se existe algum tipo de depósito de água no quintal e que façam o descarte correto do lixo. São atitudes simples, mas eficazes no combate ao Aedes”, explicou Elda Alencar, da Vigilância Sanitária de Guaxupé.
Vale lembrar que existe a forma assintomática da doença, mas em sua maioria os sintomas são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, náuseas, vômitos dentre outros. Nestes casos, a Unidade de Saúde de referência deve ser procurada.
Qualquer dúvida, informação  ou denúncia, ligue: 3551-2719. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)


 
 

Comente, compartilhe!