Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Saúde

Covid-19: Primeiro caso de contaminação com a Variante Delta é confirmado no Sul de Minas

segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Covid-19: Primeiro caso de contaminação com a Variante Delta é confirmado no Sul de Minas Imagem: iStock

A Prefeitura de Itajubá publicou o comunicado na tarde desta segunda-feira; segundo a administração municipal, caso foi confirmado após exame analisado pela Funed

A Prefeitura de Itajubá confirmou a contaminação com a variante delta da Covid-19 em um paciente de 37 anos. O comunicado da administração municipal sobre a infecção com a cepa indiana foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 23.
Conforme a prefeitura, a confirmação ocorreu após uma amostra ser analisada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Segundo a administração municipal, o paciente disse que recebeu, no início de agosto, a visita de um parente de Brasília.
Ainda de acordo com a prefeitura, o paciente e os familiares dele, também contaminados, já se recuperaram do vírus e passam bem.
“A confirmação acende o alerta para a população redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa. Os cuidados devem ser mantidos: distanciamento social, uso de máscaras, evitar tocar olhos e boca e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, pontuou a prefeitura.
A confirmação feita pela Prefeitura de Itajubá é o primeiro caso oficializado da variante delta no Sul de Minas. Até então, contaminações pela cepa haviam sido divulgadas em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Virginópolis, Unaí, Itabirito, Carangola, Divido e Uberlândia.
 
Sintomas 
Os sintomas apresentados pela variante Delta são os mesmos da Covid-19 regular, então é importante estar atento para saber reconhecer, identificar e notificar qualquer suspeita da doença para as autoridades responsáveis. “O indivíduo com os sintomas leves da infecção, chamada síndrome gripal, irá apresentar pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou gustativos”.  
Sobre os sintomas de casos graves da doença, conhecidos como síndrome respiratória, a pessoa infectada irá sentir um desconforto respiratório, pressão ou dor no tórax, ou coloração azulada nos lábios ou rosto. Em crianças, além dos itens anteriores, é importante observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.  (Com EPTV)
 
 
 
 

Comente, compartilhe!