Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Política

Pedido da Santa Casa de Guaxupé ao Deputado Estadual Luizinho é atendido pelo Ministério da Saúde

segunda-feira, 23 de outubro de 2023
Pedido da Santa Casa de Guaxupé ao Deputado Estadual Luizinho é atendido pelo Ministério da Saúde O Provedor da Santa Casa de Guaxupé, Roberto Vergili, juntamente com o Deputado Estadual Luizinho (Foto: Ascom/Deputado Luizinho)

Deputado levou a solicitação ao secretário do Ministério Helvécio Magalhães; pedido beneficiou hospitais de todo o Brasil

O Deputado Estadual Luizinho (Luiz Antônio da Silva) esteve visitando a Santa Casa de Guaxupé. Após visita ao hospital, reuniu-se com o Provedor, Dr. Roberto Vergili, que elencou ao parlamentar mineiro diversas dificuldades da entidade. O dirigente também demonstrou ao deputado que o hospital gostaria de poder fazer as cirurgias de alta complexidade em joelho e quadril, mas que a portaria de alta complexidade do SUS o impedia de fazer, pois o hospital não tem todo o rol de procedimentos da especialidade, mas que para fazer as de joelho e quadril teriam totais condições e expertise.

Após as alegações do provedor do hospital, o Deputado Estadual Luizinho o convidou para uma audiência pública na capital mineira, que trataria das demandas dos hospitais de pequeno e médio porte, e que lá seria o local ideal para o dirigente da Santa Casa fazer as reivindicações pertinentes ao hospital de Guaxupé.

Audiência Publica ALMG
Na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o provedor da Santa Casa de Guaxupé esteve presente, juntamente com o gerente administrativo, Rafael Olinto, falando das dificuldades que o hospital passa atualmente e das demandas de alta complexidade na especialidade de ortopedia que a entidade teria capacidade de fazer as cirurgias de joelho e quadril, mas que a atual portaria do SUS o impedia de realizar esses procedimentos. E que acreditava que o mais importante para otimizar esses atendimentos seria a liberação e descentralização do serviço pelo SUS.

Após a reivindicação, o Deputado Estadual Luizinho disse que, ao lado do Deputado Federal Reginaldo Lopes, levariam a solicitação da Santa Casa até o Ministério da Saúde.

"Vamos levar essa importante solicitação da Santa Casa de Guaxupé ao Ministério da Saúde, mais precisamente ao secretário de atenção especializada à saúde, o nosso amigo Helvécio Magalhães (atualmente o número 2 do Ministério da Saúde). Unindo forças com o também nosso companheiro, o Deputado Federal Reginaldo Lopes, acredito que conseguiremos mostrar ao secretário Helvécio a importância dessa descentralização para acabar com a espera desses pacientes”, afirmou o parlamentar sul mineiro.
 
Reivindicação em Ortopedia Atendida  
Após as reivindicações feitas, o Ministério da Saúde publicou a portaria 701, que cria um código de habilitação específica para as cirurgias eletivas, com a descentralização da  habilitação, ou seja, com essa portaria, a Santa Casa de Guaxupé está liberada para fazer as cirurgias de alta complexidade em quadril e joelho também pelo SUS.

O Deputado Estadual Luizinho comemorou a habilitação dos procedimentos cirúrgicos para a Santa Casa de Guaxupé.

“Estou muito feliz com essa habilitação, foi um trabalho do nosso mandato junto ao mandato do Deputado Federal Reginaldo Lopes. Conseguimos convencer o secretário Helvécio da importância dessa habilitação. Agradecemos também ao Dr. Roberto Vergili, ao gerente administrativo Rafael Olinto e toda a equipe da Santa Casa, que nos trouxeram a demanda de forma correta e especifica para tal liberação. Repito: no nosso mandato e também do Deputado Reginaldo Lopes, continuaremos sendo parceiros da Santa Casa de Guaxupé”, Finalizou o Deputado. (Ascom/Deputado Luizinho)

 

Comente, compartilhe!