Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Polícia

Operação "Alta Voltagem" é deflagrada pela Polícia Civil em Guaxupé

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
Operação "Alta Voltagem" é deflagrada pela Polícia Civil em Guaxupé Foto: Polícia Civil/Divulgação/Varginha 24 horas

Na manhã desta terça-feira, 20, a Polícia Civil (PCMG) deflagrou a operação Alta Voltagem, objetivando o cumprimento de 30 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em Guaxupé.
 
A operação é resultado de uma investigação policial que se constrói a cerca de seis meses em cooperação das Regionais de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso e apura os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto e receptação relativos à subtração de cobre proveniente de transformadores de energia elétrica e usinas fotovoltaicas.
 
O Inquérito Policial teve êxito em vincular os diversos suspeitos integrantes da organização criminosa a fatos ocorridos na região, corroborando diversas evidências recolhidas em seu curso, sendo o feito remetido a Autoridade Judicial, que autorizou os mandados cumpridos nesta data.
 
Da ação, foram cumpridos todos os mandados de busca e foram efetuadas 29 prisões nesta manhã, sendo que de três mandados, os indivíduos que já estavam recolhidos no sistema prisional por outros crimes.
 
Em levantamentos preliminares, estima-se que a organização criminosa foi responsável, no decorrer do inquérito, por prejuízos diretos da ordem de R$2,6 milhões de reais, não obstante ao prejuízo social relativo à falta de energia em áreas afastadas da rede elétrica.
 
Para a ação, foram empenhados 120 policiais de toda a região, além de equipes especializadas da capital, deslocadas para prestar auxílio, 35 viaturas policiais e um helicóptero no apoio aéreo.
 
Alta Voltagem
A operação é batizada em referência ao foco da organização criminosa em subtração de cobre de unidades elétricas que trabalham com grande capacidade de carga, tendo em vista o grande valor do metal no mercado ilegal, sendo a ação uma forte resposta social a esta modalidade criminosa.
 
O Delegado Regional Fabiano Mazzarotto Gonçalves pontuou: "Não obstante ao enorme prejuízo material do metal subtraído, é necessário frisar a importância da ação para o homem do campo, sendo notável que por vezes a Organização Criminosa mirava transformadores em áreas isoladas pensando ser mais fácil não serem rastreados, não obstante ao grande prejuízo que causariam aos produtores rurais, que ficariam sem energia. Hoje mostramos que nenhum crime em zona rural ficará impune, e reforçamos o compromisso da Policia Civil com o homem do campo."
 
O Delegado responsável pela Investigação, Tales de Souza Moreira, ainda ressaltou a complexidade da investigação: "Trabalhamos de forma resiliente no último ano coletando indícios pulverizados dos fatos, mas sempre com atenção máxima aos detalhes, o que foi o diferencial para conectar toda a teia criminosa desta organização, que hoje se vê atrás das grandes."
 
Após os trabalhos de praxe, os 29 presos foram remetidos ao presídio de Guaranésia-Guaxupé, onde seguem à disposição da justiça, avançando o inquérito para uma nova fase de apuração.
(Com Varginha 24 horas)

Comente, compartilhe!